As plantas pendentes são uma ótima opção para quem tem pouco espaço, quer decorar o ambiente ou criar um jardim vertical. Desse modo, os cactos suspensos têm chamado a atenção de paisagistas que buscam estéticas funcionais. Além disso, por serem fáceis de cultivar, pais de planta de primeira viagem terão menos dificuldade.
Veja também: Como ativar o ‘modo Natal’ da sua Alexa; veja o passo a passo
Nesse caso, é possível observar diversas vantagens, incluindo a economia de espaço no chão, menos frequência de regas e a distância de animais. Portanto, oferece os mesmos benefícios dos arranjos fixos, filtrando impurezas do ar.
Conheça os cactos suspensos fáceis de cuidar
- Cacto-macarrão
Primeiramente, o cacto-macarrão é uma planta que tem o formato de fios longos e finos, que lembram um espaguete. Logo, seu nome científico é Rhipsalis baccifera, e pertence à família das Cactaceae. Sendo assim, trata-se de uma planta com flores brancas, que gosta de meia-sombra e irrigação regular.
- Flor-de-maio
Quanto à flor-de-maio, apresenta um formato de uma bola cheia de espinhos que se abre em uma flor branca. Outro aspecto positivo é o aroma agradável e a floração ocorre uma vez por ano, durante a noite. Contudo, é válido lembrar que ela gosta de sol pleno, solo seco bem drenado e regas esporádicas.
- Cacto-orquídea
Em terceiro lugar, o cacto-orquídea é formado por uma haste longa e fina, que se ramifica em folhas suculentas e flores coloridas. Dito isso, o Epiphyllum é colorido e prefere ambientes sombreados, compostos orgânicos e bastante água.
- Imperatriz alemã
A imperatriz alemã revela uma coluna grossa e verde, que se distribui em braços curvos e espinhosos. Por esse motivo, a Echinopsis eyriesii gera flores brancas e rosas que despertam no período noturno, exalando um aroma doce. Alguns cuidados incluem sol pleno, solo arenoso e regas conforme o teste do dedo.
- Cacto-sianinha
O cacto-sianinha surge modelado por uma corrente de elos finos e delicados, que se entrelaçam e formam uma cascata. Então, diferente das demais, a Ceropegia woodii se encontra no grupo das Apocynaceae, a mesma das suculentas. Em relação ao nome, diz respeito às flores que parecem lanternas.
- Cacto-samambaia
As folhas do cacto-samambaia apresentam uma estrutura larga e carnuda, que se divide em segmentos. Também é considerado um cacto comum e os botões só abrem sob o luar. Enfim, as preferências abrangem meia-sombra, solo úmido e bem drenado que depende de um bom cronograma de hidratação.
- Lepismium cruciforme
O lepismium cruciforme é uma planta que forma uma haste fina e achatada, que se expande em cruz. Ou seja, resulta em pétalas rosas e vermelhas que só aparecem no sereno da noite. Entretanto, requer sol pleno, solo seco e pouca água.
- Rabo de rato
Por fim, um dos cactos suspensos que se popularizaram nos últimos anos é o rabo de rato. Dessa forma, realmente se assemelha a uma cauda que se enrola em si própria enquanto cresce. A flor requer sol pleno, solo arenoso e regas moderadas, que precisam ser feitas apenas quando a superfície estiver seca.