Para pais de planta iniciantes: 4 espécies te farão pegar gosto pela jardinagem

Existe uma planta que é a mais indicada para os iniciantes na jardinagem. Ela pode conseguir fazer qualquer um pegar gosto pelos cuidados em casa.



A jardinagem é uma atividade prazerosa e relaxante que pode ser praticada por pessoas de todas as idades e níveis de experiência. Para quem está começando, é importante escolher plantas fáceis de cuidar e que sejam resistentes a condições adversas.

Veja também: Estão são as MELHORES séries de todos os tempos; Sua favorita está na lista?

Nesse sentido, existem algumas espécies que são uma ótima opção. Uma delas, em especial, é indicada pelos principais especialistas em jardinagem.

A planta mais indicada para quem quer começar na jardinagem

As peperômias são plantas herbáceas de origem tropical que pertencem à família das Piperaceae. Possuem uma grande variedade de espécies, com tamanhos, cores e texturas diferentes. Sobretudo,  são conhecidas por sua beleza, resistência e facilidade de cultivo.

Essas plantas são uma excelente opção para quem está começando na jardinagem por diversos motivos:

São fáceis de cuidar: as peperômias são plantas resistentes que toleram bem a falta de água e luz. Elas não precisam ser replantadas com frequência e são resistentes a pragas e doenças.

São versáteis: as peperômias podem ser cultivadas em vasos, jardins ou até mesmo em ambientes internos. Elas podem ser usadas para decorar diferentes espaços, desde escritórios até apartamentos.

São bonitas: as peperômias possuem uma grande variedade de cores e texturas, o que as torna plantas muito bonitas e decorativas.

Cultivo de peperômias

As peperômias são plantas de meia-sombra, ou seja, elas precisam de luz, mas não de sol direto. O ideal é que elas sejam cultivadas em um local que receba luz indireta por pelo menos seis horas por dia.

Ademais, as peperômias não precisam ser regadas com frequência, o que facilita o trabalho de jardinagem. O ideal é regar a planta quando o solo estiver seco ao toque. O excesso de água pode causar o apodrecimento das raízes.

Desse modo, elas não precisam de podas frequentes. É importante apenas remover as folhas amareladas ou secas.

Adubação e jardinagem

Quando falamos em peperômias, falamos de plantas que podem ser adubadas a cada dois meses, durante a primavera e o verão. O ideal é usar um fertilizante líquido diluído na água da rega.

Elas podem ser propagadas por divisão de touceiras ou por estaquia. A divisão de touceiras é a forma mais simples de propagação. Basta separar uma parte da planta com raízes e replantá-la em um novo vaso.

A estaquia também é uma forma simples de propagação. Basta cortar um ramo da planta com cerca de 10 cm de comprimento e replantá-lo em um vaso com terra.

Características das peperômias

Na jardinagem, as peperômias são plantas herbáceas de origem tropical que possuem caules rastejantes ou eretos. As folhas das peperômias são simples, ovais ou lanceoladas, e podem apresentar diferentes cores e texturas.

Além disso, as peperômias são plantas muito versáteis e podem ser cultivadas em diferentes ambientes. Elas são uma ótima opção para quem está começando a jardinar e quer uma planta bonita, resistente e fácil de cuidar.

Exemplos de espécies para a jardinagem

Existem mais de 1.000 espécies de peperômias, com tamanhos, cores e texturas diferentes. Alguns exemplos de peperômias populares incluem:

  • Peperomia obtusifolia: planta de folhas verdes brilhantes com formato de coração.
Foto:; weisschr / Getty Images
  • Peperomia caperata: planta de folhas onduladas e crespas.
Foto: olgamiltsova / Canva Pro
  • Peperomia argyreia: planta de folhas prateadas.
jardinagem
Foto: wahid hasyim asyari / Getty Images
  • Peperomia peperomioides: planta de folhas redondas e carnudas.
jardinagem
Foto: dimarberlinphotos / Canva Pro

Todas elas podem ser encontradas em floriculturas, lojas de jardinagem e até mesmo em supermercados. As plantas podem ser adquiridas em vasos ou mudas.

As peperômias são plantas fáceis de cuidar e que podem ser cultivadas em diferentes ambientes. Elas são uma ótima opção para quem está começando na jardinagem e quer uma planta bonita, resistente e que não requer muito trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário