As plantas refrescam a atmosfera porque elas realizam a transpiração, que é a perda de água na forma de vapor pelas folhas. Esse processo ajuda a regular a temperatura do ambiente, pois a água evapora e absorve o calor do ar.
Veja também: Só elas têm! 5 traços que vão te dar a carteirinha de ‘mulher elegante’
Além disso, também produzem oxigênio e sombra, que contribuem para o bem-estar e o conforto térmico das pessoas. Desse modo, não minimiza o calor apenas nas florestas, mas em espaços domésticos nas quais são instaladas.
As 4 melhores plantas para se refrescar no calor
- Gérbera
Primeiramente, a gérbera é uma flor colorida e alegre, que pode ser encontrada em tons de vermelho, rosa, laranja, amarelo e branco. Logo, gosta de sol pleno ou meia-sombra, e que tolera bem o calor e a seca. Dito isso, consegue se adaptar a vasos, jardineiras ou canteiros, e precisa de um solo bem drenado e orgânico.
- Samambaia
Em segundo lugar, a samambaia apresenta folhas longas e delicadas, que formam uma espécie de leque. Sendo assim, prefere sombra ou meia-sombra, em áreas úmidas e de boa ventilação. Normalmente, é pendurada em suportes fixados na parede, exigindo um substrato leve e fértil, com regas regulares.
- Lírio-da-paz
O lírio-da-paz tem flores brancas e elegantes, que contrastam com as folhas verdes e brilhantes. Portanto, não suporta o sol direto, devido ao risco de queimaduras irreversíveis. Nesse caso, é válido mencionar que se trata de uma espécie resistente, ao permanecer em locais sombreados, filtrando toxinas do ar.
- Antúrio
Por último, o antúrio reúne flores vermelhas, rosas ou brancas, que se destacam entre as folhas grandes e escuras. Por esse motivo, não tolera o frio, o vento e gosta de meia-sombra. Essa flor é versátil e proporciona uma decoração elegante ao servir de ornamento em apartamentos, escritórios e entradas.
As plantas que garantem a redução de gás carbônico, amônia e demais gases que prejudicam a respiração, evitam que você passe tanto calor.