As pessoas costumam adquirir ovos na feira ou no supermercado, e apesar das bactérias na casca do ovo, lavar não é a melhor opção. Sendo assim, é importante reconhecer certos hábitos que aumentam a insegurança alimentar em casa.
Veja também: 5 benefícios do chá de louro que farão você bebê-lo todos os dias
Afinal, há diversas práticas que são adotadas há anos, e não seguem as recomendações de médicos e especialistas. Portanto, chegou a hora de rever algumas atitudes que elevam a propagação de germes no ambiente doméstico.
Motivos pelos quais lavar o ovo antes do cozimento não é saudável
Os ovos passam por um processo de higienização
A princípio, antes de chegar ao consumidor, os ovos passam por um processo de limpeza que visa eliminar sujeiras e microrganismos. Nesse caso, granjas credenciadas aplicam uma película especial que protege a casca.
Essa operação que impermeabiliza os poros é realizada por lavagem a seco, jatos e esponjas específicas. Desse modo, não existe a necessidade de usar sabão e bucha, buscando reforçar a higiene, que já está garantida.
Aumenta o risco de contaminação por bactérias
Em segundo lugar, a lavagem aumenta certamente o risco de infecção por bactérias, como a salmonella. Ou seja, resulta em intoxicação alimentar. Isso porque a lavagem pode remover a camada protetora da superfície.
Ao passo que o revestimento impede o acesso de germes, removê-la reduz o padrão de qualidade do ingrediente. Além disso, o resíduo contaminado acaba se espalhando entre utensílios e materiais, a partir das mãos.
Não torna o alimento mais limpo ou seguro
Conforme mencionado, o transporte em excesso dos ovos, da pia às prateleiras, ou no próprio refrigerador, eleva o risco de quebrá-los. Lembre-se que rachaduras favorecem a proliferação de seres microscópicos e atraem insetos.
Dito isso, assim que chegar das compras, não esqueça de considerar apenas a refrigeração no processo de armazenamento. Logo, não pense em higienizar com lenços, sob água corrente e outras técnicas alternativas.