As altas temperaturas do verão acaba sendo o principal responsável pelo aumento das contas de energia no final do mês. Isso porque, diante do calor, muitos brasileiros não abrem mão do ar-condicionado para melhorar a temperatura do ambiente. No entanto, existem alguns truques que podem diminuir o consumo do aparelho mesmo com o uso constante, como a temperatura ideal.
Leia também: Aparelhos de ar condicionado mudam forma de medir consumo de energia no Brasil
Além disso, não é somente a temperatura que pode alterar a eficácia do ar-condicionado. Outro ponto que influencia diretamente é a forma que o aparelho é utilizado. Ao realizar ajustes e entender como o sistema do aparelho funciona, é possível reduzir significativamente o consumo de energia.
Qual a temperatura ideal do ar-condicionado?
Segundo os especialistas, a temperatura ideal para manter o ar-condicionado é de 25ºC. No entanto, ela pode variar de acordo com a umidade do ambiente, a quantidade de pessoas e a exposição ao sol. Assim, caso o ar-condicionado esteja em 25ºC e ainda esteja quente, diminua um grau por vez até encontrar a temperatura que deixe o local confortável.
No entanto, é preciso ter consciência de que a cada grau reduzido, o consumo de energia do aparelho aumenta em até 5%. Dessa forma, ao contrário do que muitos acreditam, configurar o ar-condicionado na temperatura mais baixa não acelera o processo de resfriamento do ambiente. Ao deixar a temperatura muito baixa, como 18ºC, o aparelho trabalha mais do que o necessário, aumentando o consumo de energia sem proporcionar um resfriamento mais acelerado.
Dicas para diminuir o consumo do ar-condicionado
Na hora de utilizar o ar-condicionado durante o dia, mantenha as cortinas e persianas fechadas. Ao evitar que o sol entre no ambiente, é possível reduzir consideravelmente o calor, diminuindo também o esforço do ar condicionado e, consequentemente, o gasto de energia.
O uso de um termostato inteligente ou programável também auxilia a gerenciar a temperatura do ambiente de forma mais eficiente. Assim, é possível programá-lo para aumentar a temperatura automaticamente quando ninguém está em casa e reduzi-la antes das pessoas voltarem.
Por fim, a última dica é utilizar os ventiladores de teto com o ar-condicionado. Eles auxiliam a circular o ar frio de forma mais eficiente pelo ambiente, permitindo que o ar-condicionado seja utilizado em uma temperatura mais alta e sem perder o conforto térmico.