Se você tem orquídea em casa, é bom saber o que cada cor de flor significa

Saiba o que as orquídeas significam de acordo com sua cor e qual a melhor para ter em casa. Atraia energia e beleza para o seu lar!



As orquídeas são flores muito apreciadas por sua beleza, elegância e variedade de cores. Mas você sabia que cada cor de orquídea tem um significado diferente e pode influenciar a energia do seu lar e da sua vida?

Veja também: 4 flores e plantas que vão fazer sucesso nas decorações em 2024

Surpreendentemente, a palavra “orquídea” vem do grego “orchis”, que significa “testículo”. Isso se deve ao formato duplo de tubérculo de suas raízes, que lembra os órgãos masculinos. As orquídeas são originárias da Ásia, da África e da América do Sul, e existem mais de 25 mil espécies diferentes.

O significado das cores

Diante disso, algumas são raras e únicas, o que lhes confere um ar de exotismo e luxo. As orquídeas são usadas para decorar casas, eventos e ocasiões especiais, mas também para expressar sentimentos e emoções. Veja a seguir o que cada cor de orquídea significa:

Orquídeas amarelas

Antes de mais nada, a cor amarela é a mais polêmica, pois tem um significado ambíguo. Por um lado, ela representa a alegria, a energia e a criatividade. Por outro, ela tem uma conotação erótica e indica um desejo de intimidade com a pessoa presenteada.

Por isso, é preciso ter cuidado ao escolher uma orquídea amarela, pois ela pode ser mal interpretada. O ideal é dar uma orquídea amarela para o seu parceiro ou marido, ou para alguém que você tenha certeza que entenda a sua intenção.

Orquídeas azuis

Já a cor azul é a mais tranquila e transmite paz, harmonia e confiança. As orquídeas azuis são excelentes para dar aos seus colegas de trabalho, principalmente se você teve algum conflito ou desentendimento com eles.

Dessa maneira, elas também são boas para buscar a reconciliação e o perdão. Além disso, as orquídeas azuis são cheias de energia positiva e são ótimas para ter no trabalho como decoração, pois estimulam a produtividade e a criatividade.

Orquídeas brancas

Enquanto isso, a cor branca simboliza a pureza, a sofisticação e o respeito. As orquídeas brancas são ideais para presentear amigos, chefes ou pessoas que você admira. Elas também são muito usadas em casamentos, pois combinam com o vestido da noiva e transmitem paz e harmonia.

Orquídeas vermelhas

A cor vermelha é a mais intensa e representa a paixão, o desejo e a sedução. As orquídeas vermelhas são o presente ideal para a pessoa mais especial da sua vida, pois demonstram o seu amor e a sua atração.

Assim, elas também são ótimas para datas comemorativas, como o Dia dos Namorados, os aniversários e os casamentos. As orquídeas vermelhas são capazes de aquecer o clima e apimentar a relação.

Orquídeas rosas

A cor rosa é a mais romântica e representa o amor, a ternura e a fidelidade. As orquídeas rosa são perfeitas para declarar o seu afeto por alguém especial, seja o seu parceiro, a sua mãe ou o seu melhor amigo. Então, elas também são ótimas para ter em casa, pois acredita-se que elas atraem carinho e amor para o lar, além de purificar e limpar os ambientes.

Orquídeas roxas

Por fim, a cor roxa é a mais misteriosa e representa a justiça, a prudência e a sabedoria. As orquídeas roxas são perfeitas para presentear quem trabalha na área jurídica, psiquiátrica ou religiosa, pois simbolizam o equilíbrio, a serenidade e a espiritualidade. Elas também são ótimas para ter em casa ou no quarto, pois combinam com a decoração e trazem calma e reflexão.

Qual você deve escolher para ter em casa?

Como você pode ver, as orquídeas têm significados variados e podem influenciar o seu humor, o seu relacionamento e o seu ambiente. Por isso, é importante escolher a cor que mais se adapta ao seu estilo de vida e ao seu objetivo.

No entanto, se você é um amante de orquídeas e quer ter várias delas em casa, a melhor opção é a orquídea rosa, pois ela é a mais versátil e a mais benéfica. Afinal, ela é capaz de trazer amor, carinho, purificação e felicidade para o seu lar, além de ser muito bonita e delicada.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário