O Google liberou uma API, um tipo de “ponte” entre programas para o compartilhamento de dados e funcionalidades, para o Android 14 que possibilita ver quem tirou print nos aplicativos. Segundo o Google, o intuito é padronizar a detecção de capturas de tela e preservar a privacidade dos usuários.
Veja também: Você em risco? Google anuncia GRAVE falha de segurança no sistema Android
Com o API, os aplicativos registram callbacks por atividade, acionados para notificar os usuários quando alguém realiza uma captura de tela, sem fornecer uma imagem da captura. No entanto, o alerta só será emitido caso o print seja feito por uma combinação de botões nos celulares. Caso a captura seja feita por comandos de teste ou instrumentação, o API não conseguirá notificar.
“Para criar uma experiência mais padronizada para detectar capturas de tela, o Android 14 apresenta uma API de detecção de capturas de tela que preserva a privacidade. Ela permite que os apps registrem callbacks por atividade. Esses callbacks são invocados e o usuário é notificado quando faz uma captura de tela enquanto a atividade está visível”, explicou o anúncio liberado pelo Google.
Novidades do Android 14
Em relação ao novo API, o Google informou que o sistema não irá fornecer uma imagem da captura de tela realizada. “Cabe ao app determinar o que aparece na tela quando o usuário faz uma captura de tela”, informou a big tech. Além disso, o API não irá detectar prints realizados com comandos de teste relacionado às capturas de tela, como ADB.
Outra novidade do Android 14 é a possibilidade dos usuários criarem novas combinações de emoji com a Emoji Kitchen (“Cozinha de Emojis”, na tradução) no teclado Gboard. O Google divulgou também novos recursos para o aplicativo Google Mensagens.
Dessa forma, as novidades divulgados pelo Google envolvem desde o aumento da segurança dos usuários até a criação de emojis criativos e funcionalidades para mensagens de voz. As atualizações já estão disponíveis para os usuários e podem ser obtidas com o upgrade dos aplicativos na Play Store, loja de aplicativos do Android.