Televisão superaquecendo? 2 motivos são os principais culpados

Com as constantes ondas de calor que estão atingindo o país, os eletrodomésticos estão sendo altamente afetados, incluindo as televisões.



As constantes ondas de calor que estão atingindo o Brasil nos últimos meses estão influenciando em diversos fatores na vida dos brasileiros, inclusive no funcionamento dos aparelhos eletrônicos. Um dos mais atingidos tem sido as televisões, que estão superaquecendo. Mesmo que a produção de calor pelo aparelho seja algo esperado e normal, o excesso de calor pode causar prejuízos.

Leia também: Superaquecimento e lentidão: o que está acontecendo com o iOS 17?

Dessa forma, para garantir o funcionamento correto das televisões, é importante tomar alguns cuidados, como o local em que elas serão instalados. A recomendação é que os aparelhos fiquem em locais ventilados e longes da incidência direta da luz solar. Em caso de instalação em um móvel planejado, a recomendação das fabricantes é de manter um espaço de, pelo menos, 10 centímetros ao redor da televisão para garantir melhor ventilação.

Temperatura do ambiente influencia no funcionamento da TV

Outro ponto a ser observado é que a temperatura do ambiente influencia no funcionamento das televisões, sejam elas Smart ou não. A recomendação é de que os aparelhos fiquem em locais que não ultrapasse dos 40ºC. Temperaturas acima desse limite podem causar danos nas peças internas ou fazer com que a televisão pare de funcionar devido ao superaquecimento durante o uso.

Em caso de calor extremo, como nas cidades que registraram 42ºC no último mês, a dica é desligar a televisão e esperar até que o aparelho volte à temperatura ambiente. Outra opção é ligar a TV somente quando a temperatura estiver mais amena. Um dos fatores que colaboram para o aumento da temperatura do aparelho é o acúmulo de poeira.

Isso porque a poeira pode obstruir as saídas de ar e se fixar nas placas internas do aparelho. Assim, cria-se um cenário ideal para que o superaquecimento do aparelho aconteça. Dessa forma, é fundamental manter a limpeza do aparelho e realizar a manutenção de forma periódica para evitar maiores problemas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário