A planta Xanadu, também conhecida como filodendro Xanadu, é nativa do Brasil. Ela cresce até 1,20 m de altura, com folhas verde-escuras e brilhantes que podem atingir até 30 cm de comprimento. Saiba como cultivar a Xanadu e conheça tudo o que essa planta tem de melhor.
Leia mais: Plantas ‘espanta bandido’: 5 espécies para aumentar a segurança da sua casa
Ela é de interior, sendo muito popular no Brasil. As folhas grandes são exuberantes e muito chamativas, criando espaços cheios de muito verde, deixando a casa com aquele aspecto de ter a natureza sempre por perto. A Xanadu pode ser cultivada em vasos ou diretamente no solo.
Planta Xanadu
A Xanadu é originária das florestas do Sudeste do Brasil. Ela é uma planta capaz de fazer a purificação do ar e ajuda a reduzir o estresse. Ela chama a atenção não só pela beleza, como também pela resistência.
Ela consegue tolerar uma variedade de condições de cultivo. Por preferência, a Xanadu gosta mais de luz indireta, mas pode tolerar sombra parcial. E tem mais um detalhe: ela é tão resistente que consegue tolerar até mesmo a seca.
Apesar disso, o ideal é que ela seja regada regularmente para manter o solo úmido. Mas é importante evitar o excesso de rega, pois isso pode apodrecer as raízes.
Para os iniciantes em jardinagem, a boa notícia é que a Xanadu é fácil de cuidar, sendo uma bela planta de interior que exige baixa manutenção. O ideal é que ela seja fertilizada a cada duas semanas durante a primavera e o verão.
Combina bem com a decoração de ambientes internos, como salas de estar, ou até mesmo em espaços como jardins e varandas. A Xanadu pode ser cultivada como planta isolada, em um vaso ou jardineira, ou como planta de fundo em um arranjo de plantas.
A planta Xanadu deve ser transplantada a cada dois anos ou quando o vaso ficar pequeno demais. Ela é relativamente resistente a pragas e doenças, mas pode ser atacada por pulgões e ácaros.
E atenção: a Xanadu é uma planta tóxica para humanos e animais de estimação. Ela contém cristais de oxalato de cálcio, que podem causar irritação na pele, nos olhos e no sistema digestivo.