Esta quarta-feira (20) se inicia com pancadas de chuvas em grande parte da região Sul. A condição se dá devido ao avanço da frente fria, que mantém a zona de baixa pressão atmosférica no interior do continente. Com isso, poderá haver temporais no noroeste do Rio Grande do Sul e no oeste de Santa Catarina e do Paraná. Já entre o leste de Santa Catarina e a área central do Paraná, há menor possibilidade de chuvas.
Leia também: Temporal avassalador em Buenos Aires pode chegar ao Brasil?
O tempo firme permanece na maioria da região do Rio de Janeiro, São Paulo e na metade sul de Minas Gerais. Em contrapartida, pancadas de chuva fortes e volumosas devem ocorrer no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais, por causa da formação de um vórtice ciclônico nos níveis médios da atmosfera.
No Centro-Oeste, previsão de temporais no sul e no oeste de Mato Grosso do Sul e no sul de Mato Grosso, devido à chegada da frente fria no interior do continente. Dessa forma, há chance de raios, queda de granizo e vendaval. Contudo, o volume não será significativo, sem risco de transtornos. No noroeste de Mato Grosso, as chuvas poderão ser mais intensas ao longo do dia.
Chuvas se intensificam no Nordeste e Norte
No Nordeste, a intensidade das chuvas aumenta devido à persistência das áreas de baixa pressão atmosférica. Assim, o volume poderá ser elevado em grande parte da Bahia, com potencial para transtornos. Os temporais irão atingir também o leste baiano, além de Sergipe e Alagoas.
Na região Norte, as pancadas de chuva são esperadas devido às instabilidades tropicais no local. O destaque vai para o sudoeste do Pará, que irá registrar os maiores volumes nesta quarta-feira (20). No entanto, as chuvas não serão motivos para grande preocupação dos moradores da região, visto que não há potencial para transtornos previsto para os próximos dias.