scorecardresearch ghost pixel



Vai entrar na faculdade em 2024? 10 cursos que as pessoas mais se arrependem

Uma pesquisa recente mostrou que alguns cursos de graduação podem “assassinar” sua saúde mental e causarem arrependimento.



O sonho de fazer uma faculdade é comum para muitas pessoas. No entanto, nem sempre as escolhas feitas são as mais acertadas. Prova disso, são os cursos de graduação que mais geram arrependimento nos estudantes depois de formados.

Veja também: Bem-estar é a meta! 3 novos trabalhos ligados à felicidade

Uma pesquisa realizada pela plataforma ZipRecruiter, que ouviu mais de 1.500 pessoas formadas que estão buscando um emprego, revelou que 44% dos entrevistados afirmaram que se arrependeram da sua área escolhida. Ou seja, são cursos que causam arrependimento.

A pesquisa também mostrou que, se pudessem voltar no tempo, e começar de novo, provavelmente iriam fazer diferente. Essas pessoas iriam optar por cursos relacionados a ciência da computação ou ligados a administração de empresas.

Quais são os 10 cursos que mais causam arrependimento

De acordo com a pesquisa, os cursos de graduação com maior índice de arrependimento são:

  1. Jornalismo: 87% de arrependimento
  2. Sociologia: 72% de arrependimento
  3. Artes: 72% de arrependimento
  4. Comunicações: 64% de arrependimento
  5. Educação: 61% de arrependimento
  6. Marketing: 60% de arrependimento
  7. Assistência Médica: 58% de arrependimento
  8. Ciências Políticas: 56% de arrependimento
  9. Biologia: 52% de arrependimento
  10. Letras: 52% de arrependimento

O arrependimento em relação a cursos como jornalismo, sociologia, artes e comunicações pode estar associado a diversos fatores. Em muitos casos, a saturação do mercado de trabalho nessas áreas, com a dificuldade em encontrar oportunidades de emprego estáveis e bem remuneradas, pode ser um motivo substancial para o arrependimento.

A percepção de falta de reconhecimento e valorização profissional também pode desencadear insatisfação, especialmente em campos artísticos e de comunicação.

No caso de cursos voltados para a educação, como no caso de Letras, os desafios enfrentados no sistema educacional, as condições de trabalho muitas vezes adversas e os baixos salários podem contribuir para o arrependimento.

Já com relação ao Marketing, o arrependimento pode surgir devido à rápida evolução do setor e à necessidade constante de atualização, o que pode ser desafiador para alguns profissionais.

Por que ocorre o arrependimento?

Em resumo, o arrependimento muitas vezes está ligado à percepção de dificuldades no mercado de trabalho, falta de realização profissional e desalinhamento entre as expectativas e a realidade da carreira escolhida.

É importante que os estudantes pesquisem bem sobre as áreas de atuação antes de escolherem um curso de graduação. Também é importante estar ciente dos desafios que podem ser enfrentados no mercado de trabalho, para que as expectativas sejam realistas. Nem sempre os cursos são os culpados, mas sim a expectativa anterior.

Ainda assim, é importante lembrar que nem sempre é possível prever o futuro. Mesmo que os cursos de graduação escolhidos sejam promissores, é possível que o profissional se arrependa por algum motivo.

Nesses casos, é importante buscar alternativas para mudar de carreira ou encontrar formas de se adaptar à realidade do mercado de trabalho.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário