Uma solução caseira tem feito o maior sucesso no Brasil. A criatividade surgiu diante do calorão, que trouxe altas temperaturas e uma onda de calor que parece estar longe de ir embora. Saiba como fazer o seu próprio ar-condicionado com garrafa pet.
Leia mais: Ar condicionado x ventilador: qual tem o melhor custo-benefício em 2023?
Essa foi a saída encontrada por aqueles que precisam enfrentar o calor do verão no Brasil, sem gastar um alto valor na conta de energia ao usar demais o ar-condicionada. A ideia criativa proporciona um ambiente mais fresco sem gastar muito dinheiro.
Ar-condicionado com garrafa pet
O ar-condicionado com garrafa pet é um experimento caseiro que utiliza o que você certamente já tem em casa. Para fazer essa experiência e garantir um clima mais agradável, você vai precisar de um ventilador, duas garrafas PET, arame e gelo.
O procedimento é muito simples. Envolve transformar as garrafas em dispensadores de gelo, fazer pequenos furos para a saída do ar frio e começar o processo de montagem do seu ar-condicionado com garrafa pet.
Depois de fazer essa primeira parte, basta prender as garrafas ao ventilador e encher com gelo. Essa alternativa prática e econômica é ideal para quem não pode investir em um ar-condicionado convencional ou que simplesmente deseja economizar mais na conta de luz ao enfrentar o calor no Brasil.
A eficiência do ar condicionado de garrafa pet depende de alguns fatores, como a temperatura externa, o tamanho do ambiente e a quantidade de gelo usada. Em geral, o ar condicionado de garrafa pet pode reduzir a temperatura do ambiente em alguns graus.
Por isso, o ideal é deixar as portas e janelas fechadas para garantir que o ar fique agradável por mais tempo. Um truque interessante é usar gelo picado, pois ele evapora mais rapidamente do que o gelo em cubos e ajuda a tornar o ambiente menos quente em curto tempo.