Vermelho, branco e azul: o que significam as cores dos postes das barbearias?

Acredite: as cores escolhidas não são por acaso.



Quem nunca passou na frente de uma barbearia e se perguntou: o que significam as cores vermelho, branco e azul vistas nos postes? Se sua curiosidade chega a esse nível, parabéns: você aprenderá uma coisa nova para sair por aí contando aos amigos e familiares.

Leia mais: Cor de 2024 é revelada: aproveite sua energia e coloque a vida nos eixos

Os postes giratórios coloridos das barbearias são elementos que vemos com frequência não só em filmes, mas também no dia a dia. O vermelho, branco e azul também podem ser vistos nas paredes, cadeiras e itens do barbeiro. Mas o que está por trás da simbologia dessas cores tão características nestes estabelecimentos?

Os postes giratórios coloridos das barbearias são elementos que vemos com frequência não só em filmes, mas também no dia a dia.

O que significam as cores dos postes das barbearias?

O uso dos postes nas barbearias nos remete à Idade Média. Na época, os barbeiros eram especialistas não apenas em cabelos, mas também faziam a extração de dentes e pequenas cirurgias. Mas onde os postes entram nessa história? Eles eram usadas para secar os panos ensanguentados dos procedimentos.

Como a profissão barbeiro não era fixa, eles viajavam de cidade em cidade prestando serviços. E adivinhe como eram reconhecidos? Por meio das toalhas manchadas de sangue penduradas nos postes.

Segundo informações do BARBERAPP, aplicativo da sua Barbearia e da Pivot Point, o poste também representa o bastão que os clientes usavam para segurar na hora de extrair o sangue das veias durante a cirurgia.

A simbologia das cores

Após descobrir um pouco sobre essa história, vem o grande “Q” da questão: o que significam as cores nos postes das barbearias? Seguindo o fluxo da história, o vermelho simboliza o sangue derramado pelos pacientes, o branco as ataduras preparadas para estancar a hemorragia e o azul as veias cortadas.

No caso da cor azul, algumas pessoas acreditam que ela tenha sido incorporada na França, Reino Unido e Estados Unidos na forma de um gesto patriótico, pois as cores compõem os tons das suas respectivas bandeiras.

Por fim, agora é com você? Na próxima vez que for cortar o cabelo, lembre-se de contar esta história repleta de tradição ao seu barbeiro.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário