12, 13, 14 ou 15? Qual versão do iPhone ainda vale a pena comprar em 2024?

Em busca de um novo celular, muitos brasileiros optam por comprar uma versão antiga do iPhone pelos preços mais acessíveis. Mas será que compensa?



A Apple lança novos modelos de iPhone anualmente, em sua convenção de divulgação de novidades tecnológicas. O lançamento mais recente da empresa foi o iPhone 15, liberado no final de 2023. No entanto, o preço dos novos modelos nem sempre cabe no bolso dos consumidores, visto o alto valor cobrado.

Veja também: Brasileiros estão indo a este país sem impostos para comprar iPhones

Em contrapartida, com o lançamento de uma nova versão do iPhone, os modelos anteriores acabam ficando mais baratos, sendo uma alternativa para quem quer trocar de celular sem gastar muito. Com a chegada de 2024 e um novo lançamento próximo, os consumidores se questionam: quais modelos do iPhone ainda valem a pena comprar neste ano?

Modelos de iPhone que valem a pena em 2024

Segundo especialistas, é necessário levar em consideração alguns pontos antes de comprar um modelo mais “antigo”. Um dos pontos é se o iPhone suporta a tecnologia 5G, que já chegou ao Brasil. Ao analisar os antigos modelos da Apple, todas as versões a partir da 12, lançada em 2020, já suportam a tecnologia 5G.

Dessa forma, estão inclusos na lista os iPhones 12, 13 e 13 mini, 14 e 14 Plus, 15 e 15 Plus/15 Pro e 15 Pro Max. O iPhone SE de terceira geração também suporta a nova tecnologia de conectividade. O segundo ponto a ser analisado é a disponibilização da atualização do sistema operacional, o iOS.

Conforme a história da Apple, a empresa costuma atualizar os celulares com as novas versões do iOS por cinco ou seis anos após o seu lançamento, dependendo do modelo adquirido. Ou seja, quanto mais antigo for o modelo escolhido, mais rapidamente ele irá perder o acesso às atualizações da Apple. Assim, o iPhone 12 terá atualizações até 2025 ou 2026, enquanto o iPhone 14 terá atualizações entre 2027 e 2028.

Qual o preço cobrado pelos modelos?

Mesmo adquirindo um modelo mais antigo, os consumidores precisam ter a ciência que os iPhones geralmente possuem preço de venda mais altos. Seja por sua tecnologia ou até mesmo por sua fama, os iPhones são mais caros do que os celulares com sistema Android.

Além disso, a Apple não faz promoção em seus produtos em linha, somente diminui os valores quando um novo modelo é lançado. Por fim, os maiores descontos acabam sendo ofertados pelas lojas revendedoras dos aparelhos, sendo preciso buscar por ofertas e promoções em diferentes lojas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário