Depois de um “intensivão” de família reunida e amigos com as festas de final de ano, é hora de repensar alguns momentos que deixaram uma pitadinha de raiva ou, no mínimo, chateação. Será que você passou por alguma situação parecida? Veja quais são as atitudes que parecem educadas, mas não são!
Leia mais: 6 comportamentos que pessoas que já traíram não conseguem disfarçar
Quando muita gente se reúne, vez ou outra tem aquela situação de comentar do peso, sendo o ganho ou perda de alguns quilinhos. Ou até de algum detalhe da aparência. Ah, e as perguntas invasivas sobre a vida pessoal? São tantas situações que parecem “normais”, mas que podem ser atitudes bem negativas a evitar em qualquer época do ano.
Atitudes que parecem educadas, mas não são!
Existem pelo menos quatro atitudes que, apesar de parecerem educadas, podem gerar desconforto, dependendo do contexto em que elas acontecem. Algumas pessoas, por melhor que seja a intenção, podem se tornar invasivas e inconvenientes.
Isso normalmente acontece quando reunimos com pessoas demais, principalmente ao lado daquelas que consideram ter mais intimidade e, consequentemente, sentem que podem falar tudo o que pensam. Entre as atitudes que parecem educadas, mas não são, estão:
1. Perguntas pessoais e invasivas: fazer perguntas pessoais, mesmo com boas intenções, pode ser interpretado como invasivo. Por exemplo, perguntar sobre salário, investimentos, relacionamentos e coisas que são mais pessoais. Respeitar os limites individuais é importante para manter uma comunicação saudável.
2. Desculpas excessivas: pedir desculpas demais pode ser sinal de insegurança. Encontre um limite, focando em desculpas relevantes, não por qualquer coisinha boba.
3. Não conseguir dizer “não”: se engana quem pensa que dizer “sim” para tudo é a melhor atitude. Não é mesmo! Isso pode demonstrar uma imensa falta de autenticidade. Por isso, pense e repense, mesmo que seja um pedido de alguém que você considere muito.
4. Elogios excessivos sobre a aparência: eles podem ser interpretados de maneiras diferentes. Por exemplo, se uma pessoa emagreceu por conta de alguma doença ou dificuldade que ela esteja passando, falar da perda de peso pode ser recebido de forma negativa.