ALERTA de frente fria: previsão aponta chuva forte e ventos de até 100 km/h

Uma nova frente fria se desloca pela região Sul, causando fortes tempestades. Por outro lado, o Nordeste segue com calor e muito sol.



Uma nova frente fria começa a avançar pela região Sul, aumentando o potencial para temporais com ventos de até 100 km/h, especialmente na faixa leste do Rio Grande do Sul. Há previsão também para queda de granizo de forma abrangente, se estendendo desde a fronteira oeste do Rio Grande do Sul até o leste de Santa Catarina.

Veja também: Vai começar! Bolsa Família faz 1º pagamento de 2024 nesta semana; veja datas

Segundo a previsão do tempo, os volumes de chuva podem variar entre 25 e 150 mm ao longo do dia, deixando a região metropolitana de Porto Alegre em alerta. Chuva forte também no Sudeste, principalmente no leste de São Paulo. Há previsão de eventual queda de granizo, com possibilidade de transtornos e prejuízos. Em contrapartida, o tempo firme é destaque no norte do Rio de Janeiro, Espírito Santo e quase toda metade norte de Minas Gerais.

No Centro-Oeste, as pancadas de chuva continuam no centro-norte de Mato Grosso e Goiás, devido à combinação entre calor e umidade. Contudo, os volumes de chuva não serão altos, mesmo com a presença de trovoadas e descargas elétricas. No Mato Grosso do Sul, o tempo firme é destaque para esta quarta-feira (17).

Previsão do tempo para Norte e Nordeste

No Norte, a previsão do tempo indica maiores acumulados no oeste do Amazonas e no sul do Pará. Devido aos grandes volumes, há risco de formação de pontos de alagamento em algumas cidades da região. Assim, as pancadas de chuva serão registradas em grande parte da região, com exceção apenas de áreas no norte de Roraima.

A atuação do Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (VCAN) causa pancadas de chuva na metade oeste do Nordeste nesta quarta-feira. O sistema de baixa pressão poderá gerar chuvas rápidas e de baixo volume no Maranhão, oeste do Piauí e no oeste da Bahia. Por outro lado, a maior parte do Nordeste terá um dia de muito sol e altas temperaturas, mostrando o típico calor do verão.




Voltar ao topo

Deixe um comentário