scorecardresearch ghost pixel



Cancela o clube: Inmet faz ALERTA de chuva forte em 7 estados; veja onde

Pode chover mais de 200 mm em cinco estados, e entre 100 mm e 150 mm em outros dois.



Se você tinha planos para aproveitar o final de semana no clube ou na praia, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) informa que fortes chuvas devem chegar nos próximos dias nas regiões Sudeste e Centro-Oeste.

Leia mais: Chuva de bênçãos! 4 signos serão abençoados com prosperidade em 2024

O motivo está relacionado com a chegada da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) no Brasil. Ela atua como uma longa faixa de nuvens de chuva que vai desde a Amazônia até o Oceano Atlântico. Quando ela ocorre, os dias ficam nublados e os volumes de chuva aumentam.

Fim de semana tem previsão de chuva

Segundo o Inmet, chuvas intensas devem acontecer neste fim de semana, e permanecer, entre os dias 7 e 8 de janeiro em razão da ZCAS. Os acumulados devem ultrapassar os 200 mm nos seguintes estados: Espírito Santo, Minas Gerais, Tocantins, Goiás e Mato Grosso.

Porém, podem chover entre 100 mm e 150 mm no norte do Rio de Janeiro, sobretudo nas áreas de divisa com o Espírito Santo, assim como na porção sul da Bahia. A presença da ZCAS prevê uma queda de 5 a 10 graus Celsius nas temperaturas do país, o que ajudará a amenizar o calorão.

Cuidado com a chuva

Em razão das condições meteorológicas, o Inmet faz um alerta para os moradores destas regiões. Devido as fortes chuvas, existem os riscos de certos transtornos, como deslizamentos, quedas de energia e alagamentos.

O instituto recomenda que, em casos graves e de emergência, os moradores sigam as instruções das autoridades locais. Algumas delas incluem:

  • Não ficar próximo de postes ou árvores quando estiver chovendo;
  • Não transite em áreas alagadas sob nenhuma hipótese;
  • Caso esteja em um lugar público, a dica é seguir as orientações das autoridades locais;
  • Caso esteja em casa, feche portas e janelas, e desligue os aparelhos elétricos em meio aos temporais.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário