Todas as regiões brasileiras devem receber algum volume de chuva entre esta segunda (22) e a próxima sexta-feira (26), garantindo um alívio para o calorão que predomina no país. Em alguns estados, os acumulados de precipitação podem superar os 100 milímetros nos próximos dias.
Leia mais: Alerta de perigo Inmet: 10 estados estão sob risco de chuva forte; veja onde
Veja o que esperar do tempo no Brasil ao longo desta semana.
Região Sul
Os dias serão de tempo firme e temperatura máxima de 25ºC no Rio Grande do Sul, onde a estabilidade contribui com os trabalhos no campo. Por outro lado, Santa Catarina e Paraná devem receber volumes de chuva que podem variar entre 40 e 60 mm até o fim da semana, sobretudo no litoral, onde o acumulado previsto é de 100 mm.
Região Sudeste
Chuvas são esperadas para todos os estados do Sudeste, que começam a semana com temperaturas mais amenas, mas os termômetros sobem ao longo dos dias. Os acumulados em São Paulo, Rio de Janeiro, centro-sul de Minas Gerais e no Espírito Santo ficam em torno de 40 e 50 mm. Já no norte de Minas Gerais, os volumes superam os 100 mm, o que pode provocar transtornos.
Região Centro-Oeste
Parte das áreas produtoras da região também terão dias de chuva, como Mato Grosso e Goiás, que recebem até 100 mm durante a semana. O tempo mais quente prevalece no oeste de Mato Grosso do Sul e sudoeste e noroeste de Mato Grosso, onde as máximas podem atingir 36ºC.
Região Nordeste
O norte do Piauí continua quente nos próximos dias, com as temperaturas atingindo até 38ºC. Em outras partes da região, os termômetros ficam mais amenos em razão do período chuvoso.
Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe recebem chuvas com volumes entre 30 e 50 mm. Já na Bahia, os acumulados ficam em torno de 100mm nos próximos cinco dias, com alerta para a faixa litorânea do estado.
Região Norte
Com a continuidade do período chuvoso, o Tocantins deve receber cerca de 100 mm de chuva. No norte do Pará, os volumes previstos ficam em torno de 40 a 60 mm, enquanto Acre e Amapá podem registrar até 50 mm de precipitação nos próximos dias.
Já em Roraima, as altas temperaturas e o ar mais seco ligam o alerta. A temperatura máxima prevista para a semana é de 38ºC, com umidade relativa do ar abaixo de 30% no estado.