Cuidado ao sair de casa: alerta aponta fortes chuvas em todo país hoje (16)

Os alertas laranja e amarelo indicam perigo devido às tempestades que acontecerão em todo país nesta terça-feira (16).



As chuvas de verão são conhecidas por causarem tragédias em diferentes partes do Brasil, seja pelo alto volume ou pelos ventos intensos. Após um forte temporal no Rio de Janeiro, cerca de 11 pessoas morreram e uma mulher está desaparecida na Zona Norte da cidade. A previsão indica que esta será mais uma semana de chuvas em todo o país.

Veja também: Nova Pangeia? Estudo prevê prazo para planeta Terra se tornar inabitável

Devido a um Centro de Baixa Pressão, as chuvas fortes voltam a ocorrer na região Sul do país, principalmente em forma de pancadas, trovoadas e rajadas. No Rio de Janeiro, as chuvas irão diminuir a partir de quinta-feira, substituídas por um aumento nas temperaturas. Em São Paulo, a semana será nublada, com presença de pancadas de chuva e trovoadas isoladas.

Com a previsão indicando chuvas acima de 30 mm e ventos acima de 60 km/h, o Inmet emitiu um alerta laranja, visto risco de corte de energia elétrica, alagamentos e descargas elétricas. O órgão emitiu também alertas amarelos, que correspondem a “perigo em potencial” e baixo risco de problemas.

Chuvas serão registradas em todo país nesta terça (16)

Na região Norte, o Inmet emitiu o alerta laranja para os estados do Amapá, Rondônia, Amazonas e parte do Pará. Contudo, a situação não ficou restrita apenas ao norte, mas sim a uma grande área no restante do país. No Centro-Oeste e partes do Sudeste, o alerta laranja é observado no Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e em uma pequena área do Rio de Janeiro.

No Rio Grande do Sul, a situação será mais intensa. A previsão indica tempestades com possível queda de granizo em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. Para as demais regiões do Brasil, o alerta predominante é o amarelo.

Assim, o Inmet indica que o Paraná, parte de minas Gerais, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Maranhão, Piauí, Ceará e uma parcela de Pernambuco estarão sob chuvas nesta terça-feira. Por se tratar se um alerta amarelo, há pouca chance de grandes riscos. Porém, o Inmet recomenda não se abrigar próximo de árvores, visto a possibilidade de queda e descargas elétricas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário