Existe um perigo silencioso para a sua saúde: ter plantas tóxicas no quarto! Sim, elas são bonitas, estilosas e fazem aquele visual para as fotos, mas tenha cuidado.
Veja também: Para os pais de planta iniciantes, esta é a espécie mais fácil de cuidar
Nem todas são amigas do seu sono de beleza. Confira as duas espécies que você deve pensar duas vezes antes de convidar para o seu quarto!
1. Comigo-ninguém-pode
Primeiramente, vamos falar sobre a Comigo-ninguém-pode (Dieffenbachia). Com um nome desses, já dá para esperar que ela não veio para brincadeira, né? As folhas dessa planta contêm cristais de oxalato de cálcio que podem causar uma irritação na sua boca, língua e garganta se você resolver mastigar um pedacinho que seja.
“Mas eu não vou comer a planta!”, você deve pensar. Tudo bem, mas ela também libera substâncias voláteis que podem causar alergias e irritações respiratórias em algumas pessoas. Ou seja, já imaginou, você lá, tentando dormir e sua planta causando uma reação alérgica? Não é o cenário ideal para um quarto aconchegante.
2. Plantas para evitar no quarto: Lírio-do-vale
Agora, vamos falar sobre o Lírio-do-vale. Essa planta é a própria definição de lobo em pele de cordeiro: linda, com uma fragrância que é um verdadeiro perfume da natureza. Porém, por trás dessa fachada encantadora, esconde componentes como a convallarina. Enfim, essa substância pode te presentear com uma série nada glamourosa de náuseas, vômitos e dores de cabeça.
Imagina só, você querendo relaxar e seu quarto se transforma no palco de uma ressaca sem fim. Além disso, seu perfume intenso, que durante o dia pode ser um deleite, à noite pode se transformar em um verdadeiro teste para seu nariz, perturbando seu sono precioso.
Recado sobre plantas no quarto
Lembre-se: algumas plantas são melhores apreciadas à distância, especialmente no lugar onde você recarrega suas energias para enfrentar o babado que é a vida. Desse modo, opte por aquelas que são seguras e que vão realmente contribuir para uma boa noite de sono.
Enfim, deixe a Comigo-ninguém-pode e o Lírio-do-vale para outros espaços da casa onde você não vai passar oito horas ininterruptas.