Saber o momento adequado para plantar e podar as plantas é fundamental para o sucesso do cultivo e o desenvolvimento saudável das espécies. O timing correto está intrinsecamente ligado aos ciclos naturais e às condições climáticas, influenciando diretamente no crescimento, na floração e na frutificação das plantas.
Veja também: Nutricionista dá 3 dicas para preparar o ‘churrasco que não engorda’
Isso porque o plantio na estação apropriada proporciona às plantas as condições ideais para enraizamento e estabelecimento, maximizando a absorção de nutrientes e água. Da mesma forma, a poda realizada no momento certo contribui para a formação de uma estrutura robusta, estimula a renovação e o crescimento vigoroso.
Jardinagem e a temporalidade das plantas
Assim, compreender a temporalidade dessas práticas de jardinagem não apenas aumenta a eficiência do cultivo, mas também promove a saúde a longo prazo das plantas, resultando em jardins mais bonitos e produtivos.
Feng Shui e os dias de janeiro para plantar e podar
Por exemplo, o mês de janeiro traz consigo datas específicas recomendadas pelo Feng Shui para semear e podar as plantas, prometendo um jardim equilibrado e harmonioso.
Conforme as diretrizes do Feng Shui, alguns dias deste mês são particularmente propícios para a harmonização do jardim, tanto na semeadura quanto na poda das plantas.
Plantas e a semeadura na Lua Nova
Independentemente da variedade, aderir a essas sugestões pode resultar em um jardim vibrante e cheio de energia positiva. Sobretudo porque é importante aproveitar a primeira Lua Nova de 2024, o momento ideal para atividades de semeadura, o que ocorre até a próxima segunda-feira, dia 15/01.
Então, durante esse período, é aconselhável procurar e cultivar novas sementes, plantas e flores. Além disso, acredita-se que a energia da Lua Nova contribua para o crescimento vigoroso das plantas, transformando o jardim em um espaço de boa sorte e prosperidade.
Poda na Lua Crescente
Já para a poda das plantas, o Feng Shui recomenda o período de 21 a 30 de janeiro. Durante esses dias, a energia do ambiente se estabiliza, criando um ótimo cenário para a poda.
Em outras palavras, é nesse breve intervalo que os entusiastas da jardinagem podem focar em remover galhos mortos e murchos, além de dar forma às árvores. Nesse sentido, acredita-se que essa prática promova a fluidez da energia positiva do jardim para toda a casa, favorecendo a harmonia e a paz espiritual.
Mais harmonia e energia positiva
Portanto, seguir as orientações do Feng Shui neste mês não apenas oferece benefícios estéticos ao jardim, mas também cria um ambiente para o crescimento saudável das plantas, enquanto a energia positiva se espalha por todo o lar.