Uma das plataformas mais utilizadas atualmente para comunicação é, sem dúvidas, o WhatsApp. Utilizado por milhões de pessoas em todo o mundo, o WhatsApp vai além da troca de mensagens, possibilitando o compartilhamento de imagens, vídeos, documentos, entre diversas outras funções. No entanto, essa gama de possibilidades gera a necessidade de armazenamento nas contas dos usuários.
Veja também: Cuidado com o ban! WhatsApp pode banir sua conta por estes 4 motivos
Recentemente, os usuários começaram a se questionar se o Google irá passar a cobrar pelo armazenamento dos dados e conteúdos do WhatsApp no Drive. Isso porque o Google Drive é utilizado para armazenar o histórico de conversas e arquivos compartilhados no WhatsApp no Android. Assim, a recuperação de conversas em caso de trocas ou reinicializações do dispositivo se torna mais fácil.
Porém, o mensageiro anunciou recentemente que o Google irá realizar alterações em suas políticas de armazenamento, o que poderá afetar seus usuários. A principal questão envolve a cobrança pelo armazenamento dos arquivos e conversas do WhatsApp na nuvem do Drive.
Google irá cobrar pelo backup do WhatsApp?
Até o momento não foram divulgados detalhes sobre como a cobrança será feita e quais os valores exercidos. Porém, a alteração afetaria apenas os dispositivos Android que excedam os 15 GB de armazenamento gratuito ofertado pela conta gratuita do Google Drive.
Segundo especialistas, essa medida pode ser consequência do crescimento do uso do WhatsApp, que se tornou uma ferramenta de trabalho para pessoas de todo o mundo. Com isso, mais arquivos passaram a ser compartilhados, exigindo maior espaço de armazenamento na nuvem.
Caso a mudança seja confirmada, os donos de aparelhos Android poderão assinar o Google One para aumentar o espaço de armazenamento da conta, além dos 15GB. Os planos ofertados pelo Google se iniciam em R$ 6,99 por mês para 100 GB de espaço. Outra opção é desativar o backup das conversas do WhatsApp para não ocupar espaço do Drive e manter o armazenamento dentro do limite gratuito.