Se você mora em uma cidade com muitos túneis, provavelmente já teve problemas com o Google Maps devido à perda de sinal. Pensando nisso, o Google anunciou uma nova função de conexão em túneis para os usuários do Android.
Veja também: Saiba por que você TEM que calibrar o Google Maps; veja passo a passo
Com a nova atualização, o sistema operacional do celular irá utilizar beacons (dispositivos de geolocalização) instalados em túneis para manter a conectividade. Assim, diminuem os riscos de rotas erradas, alerta de acidentes com atraso ou perda de saídas.
No entanto, vale ressaltar que o suporte via beacons bluetooth no Google Maps será liberado inicialmente somente para aparelhos Android, não sendo disponibilizado para usuários do iPhone (iOS). Ademais, alguns modelos Android ainda não receberam a atualização, prevista para acontecer nas próximas semanas.
Essa tecnologia já é utilizada pelo Waze para auxiliar os motoristas a se locomoverem em túneis. Os beacons são pequenos dispositivos de comunicação sem fio, que emitem sinais curtos por meio da tecnologia bluetooth e instalados nos túneis de diversas cidades.
Como ativar a nova ferramenta?
O uso dos beacons não será ativado automaticamente nos aparelhos. Para utilizar a ferramenta, será preciso acessar o aplicativo do Maps, clicar no ícone com a foto de perfil no canto superior direito e selecionar “Configurações”. Em seguida, role a tela até a opção “Configurações de Navegação”, encontre o botão “Sensores Bluetooth em túneis” e ative a função.
No Brasil, os túneis de algumas cidades como o Rio de Janeiro já contam com a instalação dos beacons. Ao redor do mundo, outros diversos municípios já utilizam o sistema, como Nova York, Bruxelas, Sydney, Boston, entre outras. Ademais, o Google Maps introduziu recentemente edifícios 3D no modo de navegação para Android, iOS, Android Auto e CarPlay, com o intuito de melhorar a navegação do usuário.
O Google não deu uma previsão para quando a ferramenta será liberada para os celulares com iOS.