Inmet ALERTA: 1ª semana de 2024 terá chuvas intensas nestes estados

Devido às condições meteorológicas da semana, o Inmet divulgou uma série de alertas para diferentes regiões brasileiras.



O início do novo ano marcou uma mudança de padrão no Brasil, com o aumento da umidade em grande parte do país. Sem chuvas com volumes significativos desde outubro de 2023, as regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte tiveram chuvas concentradas nesta virada de ano. Com o El Niño de intensidade moderada a forte, as chuvas eram esperadas até o início do verão, além de temperaturas acima da média.

Veja também: Governo disponibilizará R$ 93 bilhões em saque de precatórios em janeiro

Dessa forma, as chuvas serão frequentes até sexta-feira (05), com acumulados que podem ultrapassar a média esperada para janeiro. Os principais estados atingidos serão Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Tocantins, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Amazonas. Segundo o Inmet, há “Risco Significativo” de chuvas intensas para estes estados.

Chuvas marcam a primeira semana de janeiro

Terça-feira (02/01)

Nesta terça-feira, as chuvas acontecerão de forma isolada devido à atuação de um sistema de cavado na região Sul. São esperados chuvas de forte intensidade nos estados da região Norte, com chances de chuvas intensas também no leste do Mato Grosso do Sul. No período da tarde, as instabilidades acontecerão em São Paulo, Minas Gerais, na região Centro-Oeste e em boa parte da região Norte.

Quarta-feira (03/01)

Na quarta, as chuvas intensas acontecerão já no período da manhã em Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Rondônia e Pará. Durante a tarde, a região de cavado que atua sobre a Região Sul dará suporte a uma frente fria no oceano, que fará com que as instabilidades se desenvolvam com facilidade e se espalhem pelo país.

Quinta-feira (04/01)

O primeiro ciclone do ano acontecerá no Brasil nesta quinta-feira. Até o momento, o fenômeno possui características subtropicais, sem presença de frente fria. Contudo, ele auxilia a manter a convergência de umidade sobre o Sudeste, Centro-Oeste, Norte e parte do Nordeste. Assim, há previsão de chuvas de forte intensidade no Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Tocantins, Mato Grosso, Pará, Rondônia e Rio de Janeiro.

Sexta-feira (05/01)

Na sexta-feira, o ciclone começa a se deslocar para o norte, diminuindo o potencial das chuvas em São Paulo e no Rio de Janeiro. Em Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Tocantins, Pará, Amazonas e Rondônia, chance de chuvas intensas durante todo o dia. Por fim, será necessário ter atenção aos possíveis transtornos nas regiões citadas, visto o alto acumulado de chuvas.




Voltar ao topo

Deixe um comentário