Atenção brasileiros! O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou um alerta de tempestades para parte do Sudeste nesta quarta-feira (31). Devido aos grandes volumes, os moradores da região devem ficar atentos aos riscos de alagamentos, deslizamentos e queda de árvores.
Veja também: Vai chover em fevereiro? Inmet divulga a previsão para o mês do Carnaval
Em São Paulo, a chuva irá atingir a região leste, incluindo a capital paulista, o Vale do Paraíba e a Baixada Santista. No Rio de Janeiro, a região metropolitana, o litoral e a serra fluminense serão atingidas pelos altos volumes. Já em Minas Gerais, a Zona da Mata, o Triângulo Mineiro, o sul e o oeste do estado irão registrar muita chuva nesta quarta-feira.
A previsão indica que as chuvas devem se manter até sexta-feira (2). Dessa forma, é preciso manter atenção às condições meteorológicas, evitando sair de casa durante as tempestades. Caso seja necessário, o indicado é utilizar roupas e sapatos adequados para chuva. Para os motoristas, a indicação é reduzir a velocidade e aumentar a distância de segurança entre os veículos.
Previsão para o mês de fevereiro
Janeiro foi um mês de muita chuva, terminando com novas tempestades. No entanto, as chuvas ficarão abaixo da média em fevereiro na Região Norte, em áreas da região Sul e Goiás e Mato Grosso. Já no Sudeste, Nordeste e em pontos específicos do Centro-Oeste, as chuvas ficarão dentro da média ou acima dela.
Em relação às temperaturas, as chuvas indicam calor acima da média em todo o país. Dessa forma, os termômetros marcarão acima dos 25ºC. Em áreas do Amazonas, Pará, Amapá, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Matopiba, Ceará, Rio Grande do Norte e Pernambuco, as temperaturas poderão ficar acima dos 30ºC.
A região Sul contará com chuvas irregulares ao longo do mês, com possibilidade de ficarem abaixo da média histórica. Porém, as temperaturas ficarão acima do esperado para região, especialmente entre o meio e o final de fevereiro. Por fim, a exceção vai para o centro-sul do Rio Grande do Sul, que contará com temperaturas mais baixas durante o mês.