scorecardresearch ghost pixel



Inmet faz ALERTA: chuvas intensas se espalham pelo Brasil; veja onde

A primeira semana de janeiro será marcada por altos volumes de chuva em todo o país. Confira a previsão do tempo de sua região!



O ano começou com pancadas de chuva em toda a região Sul brasileira, com volumes elevados principalmente entre o leste do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Segundo a previsão do tempo, são esperados acumulados de até 90 mm e possibilidade de transtornos devido ao alto volume de chuva. Assim, os moradores da região devem ficar atentos aos possíveis alagamentos e deslizamentos de terra.

Veja também: Inmet ALERTA: 1ª semana de 2024 terá chuvas intensas nestes estados

A chuva estará presente também em todo o Sudeste, devido à frente fria que atua na região. Com isso, os precipitados deverão ter volumes em torno de 85 mm no norte de Minas Gerais nesta quarta-feira (3). A previsão indica a formação de um ciclone na costa entre São Paulo e Rio de Janeiro, que pode gerar ventania e chuvas intensas nas áreas próximas ao litoral.

No Centro-Oeste, as pancadas de chuva se espalham por causa da formação de uma área de baixa pressão atmosférica na região. Além disso, o corredor de umidade associado à frente fria no Sudeste também atua sobre a região. Dessa forma, são esperados volumes elevados e temporais com ventos e raios nos três estados e no Distrito Federal.

Chuvas atingem Norte e Nordeste brasileiro

As pancadas de chuva se espalham também pelo Norte do Brasil, devido às instabilidades tropicais e uma área de baixa pressão atmosférica formada no Amazonas. Com isso, são esperados volumes elevados e temporais entre o Amazonas, Rondônia e Acre. Grandes volumes são esperados também no Tocantins, devido ao corredor de umidade associado à frente fria.

Por fim, as chuvas marcam presença também em todo o Nordeste por conta da combinação de instabilidades. No sudoeste da Bahia e entre o Piauí e Maranhão, há risco de alagamentos devido aos volumes elevados previstos para essas áreas. São esperadas chuvas em torno de 75 mm, além de raios, ventos e possível queda de granizo. Assim, é recomendado que os moradores da região fiquem atentos aos transtornos, para evitar maiores problemas neste início de ano.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário