O Departamento Estadual de Trânsito do Tocantins (Detran-TO) irá leiloar 827 veículos a partir de amanhã (9). As ofertas se iniciam às 09h desta terça-feira (9) e seguem até o dia 11 de janeiro, pela internet. Os lotes são divididos entre veículos de circulação e sucadas, vindos de Gurupi. Assim, os lances iniciais variam entre R$ 50 e R$ 4,5 mil, a depender do item de interesse do participante.
Veja também: Carro abandonado: saiba como registrar o veículo no seu nome sem pagar multas
Para dar o lance, os interessados devem se cadastrar no site da empresa leiloeira, responsável pelo leilão. Assim, será necessário enviar os documentos solicitados no edital para conseguir participar do leilão. Segundo informações divulgadas pelo Estado, as inscrições e os documentos enviados serão analisados em um prazo de 24 horas.
Ao todo, o leilão conta com mais de 800 veículos, sendo 452 sucadas e 375 veículos próprios para circulação. Os interessados podem conferir os veículos, que estão expostos no pátio da empresa concessionária do Detran. O pátio fica localizado no Parque Residencial Nova Fronteira, na rua 72, esquina com a rodovia BR-153. As visitas devem ocorrer até amanhã (9), das 08h às 18h.
Como irá funcionar o leilão?
Conforme anunciado pelo departamento, o leilão no dia 10 será exclusivamente das peças que podem ser retiradas e aproveitadas em outros veículos, conhecidas como sucatas. Já os veículos destinados à circulação serão leiloados no dia 11.
Assim, os veículos considerados conservados, com placa de outro estado e que tiverem débitos não quitados pelo valor da arrematação, terão as dívidas desvinculadas pelo órgão de registro. Para isso, será necessário apenas comunicar o órgão sobre a situação do veículo em questão.
No caso das sucatas, o arrematador do lote só poderá aproveitar as peças após que ocorrer a baixa do registro no estado de origem do veículo. Vale ressaltar que o leilão de sucatas está disponibilizado apenas para pessoas jurídicas. No caso dos veículos em bom estado de conservação, o lance e os arremates poderão ser feitos também por pessoas físicas, mediante cadastro na empresa leiloeira.