A língua portuguesa é rica e considerada por muitos como “complexa”. São inúmeras expressões que usamos no dia a dia, sem nos darmos conta dos significados ou da maneira correta de pronunciar. Veja algumas expressões comuns que usamos de forma errada!
Leia mais: Veja alguns ditados e frases que só os brasileiros entendem
Algumas vezes, erros comuns podem passar despercebidos porque são comuns na fala informal. Ou ainda porque são realmente sutis. Por isso, para te ajudar a ter mais atenção e transmitir as mensagens com clareza e precisão, veja quais são as expressões comuns que normalmente falamos de forma errada.
Expressões comuns que usamos de forma errada
É muito importante prestar atenção à pronúncia das expressões para evitar erros de ortografia ou troca de palavras. Só que, na conversa do dia a dia, pode ser que tais falhas passem sem serem notadas.
Mas, se você é uma pessoa que precisa demonstrar confiança, credibilidade e autoridade por meio da sua comunicação, já passou da hora de evitar alguns erros.
Para fugir de algumas armadilhas do português, leia muito e observe como as expressões são usadas em textos escritos. Na dúvida, faça consultas no Google, por exemplo, em livros ou gramáticas. Com um pouco de atenção e prática, você pode evitar erros comuns no uso de expressões frequentes no português. Veja alguns recorrentes:
1. Onde e aonde: “onde” é usado para localização estática, enquanto “aonde” refere-se a destino ou movimento.
2. Faz ou fazem: em períodos passados, de um tempo decorrido, a forma mais adequada é “faz”.
3. Para mim fazer ou para eu fazer: a primeira não existe! A forma correta é “para eu fazer”, substituindo “mim” por “eu”.
Viu só como alguns detalhes podem mudar completamente a sua comunicação? Ao entender melhor as expressões, você pode tornar a sua fala ou escrita mais claras e objetivas. Então, com cuidados simples, você pode melhorar as suas habilidades linguísticas.