O fim de semana se aproxima e as chuvas continuarão presentes em toda a região Sul. Segundo a previsão do tempo, pancadas de chuvas poderão ser registradas entre a Serra Gaúcha até o norte do Paraná, devido a instabilidades em níveis mais altos na atmosfera. Contudo, as chuvas acontecerão de forma breve, intercalando com momentos de sol e calor.
Veja também: Por quanto tempo o ventilador pode ficar ligado? É menos do que você imagina
No Sudeste, os precipitados persistem em grande parte dos estados, porém, com intensidade e volumes diferentes. O alerta ocorre devido a uma área de baixa pressão atmosférica, associada a uma frente fria na costa do Espírito Santo. Com isso, os volumes de chuva permanecem altos no norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, aumentando o risco de alagamentos e erosão do solo.
Já no Centro-Oeste, as pancadas mais intensas acontecerão no Distrito Federal, norte de Goiás e no norte do Mato Grosso. Devido a um corredor de umidade associado a uma frente fria, há grandes chances de temporais intensos ao longo deste final de semana. Em contrapartida, o tempo firme e o calor marcam presença nas demais áreas da região.
Chuvas começam a abrir espaço para o sol
No Nordeste, as chuvas permanecem na maioria da região, devido ao avanço das instabilidades causadas por uma frente fria associada a Zona de Convergência do Atlântico Sul. Na Bahia, no Maranhão e no sul do Piauí, os volumes de chuva continuam alto, elevando as chances para a ocorrência de transtornos. Por outro lado, a chuva abre espaço para o tempo firme entre o Piauí até o Rio Grande do Norte. Sol também na Paraíba e em Pernambuco.
Por fim, a região Norte ainda registra chuvas em grande parte dos estados. O alerta vai para a faixa sul da região, atingindo Rondônia, Amazonas e chegando ao Tocantins. Nessa área, o potencial para chuvas volumosas e intensas é alto, aumentando os riscos de possíveis transtornos. Assim, o tempo firme marcará presença apenas no norte do Amazonas, em Roraima e no noroeste do Pará.