A mulher que um dia foi a mais rica de França afirmou em certa ocasião que “a partir de uma determinada cifra, o povo perde a cabeça”. Seu nome era Liliane Bettencourt, herdeira da famosa empresa de cosméticos L’Oréal, que criou a filha única Françoise Bettencourt Meyers longe da ostentação.
Leia mais: Herança milionária! Filhas de Palmirinha brigam na Justiça após morte da mãe
Em uma entrevista icônica ao jornal Le Monde em 2012, Françoise corroborou com a mãe: “Na verdade, o dinheiro enlouquece as pessoas”.
A bilionária nascida em 1953 ultrapassou a marca dos 100 bilhões de dólares em patrimônio em 28 de dezembro do ano passado, quando as ações da empresa tiveram valorização. Agora, ela é oficialmente a mulher mais rica do mundo.
“Mais uma vez, sei que sou uma privilegiada, mas, como você pode ver, não moro em uma mansão. Não somos grandes colecionadores de pinturas e não uso joias”, disse ao Le Monde.
Bettencourt Meyers mora em um prédio de estilo contemporâneo de dois andares, com janelas amplas, mas muito mais discreto que a mansão onde viviam seus pais. A propriedade da infância da ricaça fica no bairro parisiense de Saint James, na cidade de Neuilly-sur-Seine.
O patrimônio de Françoise vem de Eugène Schueller, fundador da L’Oréal, empresa pioneira em uma tintura de cabelo inovadora. André Bettencourt, seu pai, foi ministro do governo de Charles de Gaulle nas décadas de 1960 e 1970.
Infância conturbada
A infância da mulher mais rica do mundo foi um pouco conturbada, sobretudo quando precisou ser retirada da escola de freiras em Marymount por seus pais, que temiam um sequestro. A situação fez da pequena uma menina um tanto reclusa, com poucos amigos próximos.
Mais tarde, Bettencourt estudou na Academia de Belas Artes e logo ficou claro que sua personalidade era introspectiva e tímida. Essa discrepância com o caráter da mãe, que amava alta costura e aproveitava a vida de riquezas, provocou algumas tensões e o afastamento entre mãe-filha.
Seu perfil mais intelectual também fez dela uma musicista. “Quando começo o dia tocando Bach-Busoni me sinto melhor. A música é o meu oxigênio… Bom, não exageremos, não faço escalas o dia todo!”, disse ela. Sua outra paixão são os livros.
Relações pessoais
Françoise afirma que as relações pessoais jamais foram distorcidas por sua fortuna. Entre os amigos de longa data estão a soprano francesa Arielle Dombasle, Alain Pompidou e a sua esposa Claude, além do empresário Jean-Marie Lefebvre e dos primos Chalendars.
“Esperei muito tempo pelo meu marido e sei que não foi o dinheiro que o atraiu: nos conhecemos desde que usávamos fraldas!”, declarou em entrevista.
Hoje com 70 anos, a herdeira da L’Oréal é a décima primeira pessoa mais rica do planeta, mas segue desfrutando do tão desejado anonimato. Segundo a Paris Match, seu dia a dia tem como foco a família, os amigos, a música, os livros e o cinema.
Bettencourt quase nunca vai a grandes eventos e só está presente em jantares quando o assunto é profissional. No restante do tempo, ela ama viajar e ficar “escondida”, como gosta de viver para ser feliz.