O final de ano parece trazer consigo muitas campanhas de marketing destinadas a fazer você gastar seu dinheiro e começar o novo ano enfrentando dificuldades financeiras.
Leia mais: Trabalho e dinheiro: veja o que esperar para seu signo até o dia 17/12
Pense na Black Friday, nos inúmeros concertos e espetáculos festivos, e até nas compras de Natal para presentes, roupas e decorações natalinas.
Embora seja tentador gastar seu suado 13º salário, se você for sortudo o suficiente para recebê-lo, é crucial pensar no futuro e não cair na armadilha de gastar além do que pode.
Gastos desnecessários
Esme Molefe, fundadora e diretora administrativa da Step Up Financial Coaching, afirmou em entrevista ao MSN que uma das principais razões para o comportamento recorrente de pessoas que esbanjam seus salários e 13º no final do ano são os valores sociais e a pressão dos colegas.
“Outro motivo é a falta de educação sobre como planejar adequadamente os gastos de fim de ano. Frequentemente, a disciplina é esquecida devido às demandas de despesas e às pressões da temporada festiva”, explicou.
Outro fator significativo, segundo ela, é a cultura do consumismo. “As empresas realizam grandes campanhas de marketing durante o fim de ano para impulsionar suas vendas, e com a renda extra à disposição, muitos consumidores acabam comprando bens e serviços que normalmente não comprariam.”
Economizar durante as festas de fim de ano
Apesar de todos desejarem aproveitar ao máximo a época festiva, Molefe alerta que também não é realista dizer às pessoas para não gastarem.
“Haverá gastos, mas o segredo está em gastar de maneira inteligente”, disse ela. No entanto, ela aconselha a planejar os gastos em dezembro.
“Normalmente, incentivo meus clientes e alunos a terem um orçamento separado para suas despesas festivas, diferente das despesas normais. Essa é a maneira mais fácil de economizar, porque minimiza o risco de gastos excessivos e de ter que recorrer ao seu orçamento regular para compensar qualquer excesso durante as festas.”
Outro conselho que ela oferece é comprar antecipadamente, já que os preços de varejo tendem a aumentar drasticamente entre 16 e 31 de dezembro devido à alta demanda e à temporada de compras intensa.
Dicas para economizar
Confira outras dicas destacadas pela especialista:
- Use seu salário normal para o orçamento financeiro mensal padrão e mantenha-o separado do orçamento festivo/bônus.
- Economize 10% do seu 13º (sempre lembrando de pagar as dívidas primeiro).
- Utilize o bônus para quitar quaisquer cartões de crédito pendentes, contas de lojas e outros empréstimos de curto prazo.
- Se você tem filhos em idade escolar, pague as mensalidades do primeiro período antes de 31 de dezembro.
- Muitas escolas oferecem descontos para pagamentos antecipados, o que resulta em um custo menor.
- Adquira uniformes escolares e materiais escolares de seus filhos em dezembro. Os preços aumentam consideravelmente a partir de 1º de janeiro, devido à alta demanda por materiais escolares.
- Após planejar tudo isso, você pode utilizar o que restou para gastos festivos e entretenimento.