Não saia de casa sem guarda-chuva: pode chover mais 100 mm nestes estados

Segundo a previsão do tempo, os volumes esperados para esta quinta-feira (4) podem ultrapassar dos 100 mm em algumas regiões.



O tempo firme volta a predominar parte da região Sul nesta quinta-feira (04) devido à chegada de uma massa de ar seco. Com ela, será inibida a formação de instabilidades, possibilitando menores volumes de chuva. No entanto, ainda há chance de chuvas no leste dos três estados ao longo do dia, de forma rápida e intercalada com períodos de sol.

Leia também: Achou 2023 quente? Em 2024, você sentirá falta das temperaturas ‘amenas’

No Sudeste, a chuva permanece devido à formação de um novo corredor de umidade, causado pela Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS). Além disso, os precipitados se intensificam com a presença de uma frente fria ligada a um ciclone subtropical no litoral do Rio de Janeiro. Assim, os volumes de chuva podem variar entre 40 e 150 mm, principalmente em Minas Gerais.

Chuvas se intensificam nas demais áreas do país

No Centro-Oeste, as chuvas acontecem com maior intensidade em Goiás, Distrito Federal e Mato Grosso por causa da formação da ZCAS com suporte de uma frente fria subtropical. Dessa forma, serão registrados volumes acima de 100 mm, com risco de transtornos como erosão do solo e alagamentos. Em contrapartida, o tempo firme predomina no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, devido à chegada de uma massa de ar seco.

Precipitados serão registrados também em grande parte do Nordeste. O alerta vai para o sul e oeste da Bahia, onde são esperados grandes volumes pela aproximação de uma nova frente fria. Junto do fenômeno, ocorre também um novo corredor de umidade. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo firme.

Por fim, as pancadas de chuva se intensificam na região Norte, com destaque para a faixa sul entre Amazonas, Rondônia, Pará e Tocantins. A atuação de um corredor de umidade pode causar chuvas entre 40 e 150mm ao longo do dia, aumentando o potencial de alagamentos e deslizamentos de terra. Por outro lado, o tempo firme predomina em áreas ao norte da região.




Voltar ao topo

Deixe um comentário