Muitos brasileiros têm o sonho de viver suas aposentadorias em outros países, devido à qualidade de vida. Pensando nisso, o site International Living, especializado em destinos de viagens e aposentadoria, listou os melhores países para viver após parar de trabalhar. Para elencar os países, o portal analisou informações de correspondentes e colaboradores de diversas partes do mundo.
Veja também: INSS anuncia novos valores da aposentadoria para 2024; confira
Conforme informado pela International Living, nenhum estudo científico foi levado em consideração na criação da lista. Contudo, foram avaliados aspectos que impactam na qualidade de vida dos aposentados, como segurança, acesso à saúde e entretenimento. Além disso, a organização informou que seus colaboradores não possuem nenhum tipo de ligação com instituições turísticas, econômicas ou imobiliárias nos países listados.
Dessa forma, o único objetivo do estudo foi encontrar locais onde os idosos podem aproveitar suas aposentadorias de forma segura, com um custo de vida menor ou equivalente aos gastos no Brasil.
Quais foram os critérios analisados?
Para determinar os 10 países para aproveitar a aposentadoria, a Internacional Living levou em consideração diversos critérios, considerando a necessidade de cada um deles para a vida dos idosos. Um dos principais critérios analisados foi a saúde, visto a necessidade de consultas frequentes dos idosos para garantir o bem-estar. Além dele, os outros requisitos estudados pela International Living foram:
- Habitação;
- Clima;
- Vistos e benefícios;
- Custo de vida;
- Afinidade e adaptação
- Desenvolvimento;
- Governança;
- Transporte público;
- Internet;
- Infraestrutura;
- Uso do dólar americano.
Top 10 países para ser aposentado
Segundo o International Living, os países listados possuem fortes sistemas de apoio à saúde, fator essencial para o bem-estar dos idosos. Além disso, o clima ameno, a boa infraestrutura e o custo de vida relativamente baixo também influenciaram positivamente na avaliação realizada pelo portal.
Desse modo, os 10 melhores países para se morar durante a aposentadoria e suas respectivas notas são:
- Costa Rica: 83,57;
- Portugal: 83,28;
- México: 83;
- Panamá: 82,85;
- Espanha: 79,71;
- Equador: 77,42;
- Grécia: 77;
- Malásia: 75,71;
- França: 74,85;
- Colômbia: 74,71.