Pode chover até 60 mm nestes estados, mas calorão volta a bater 39ºC

Mesmo com as chuvas marcando o final de janeiro, as altas temperaturas de fevereiro já começam a ser registradas em todo o país.



A previsão do tempo liberada pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alertou para a ocorrência de chuvas fortes no Sudeste, Centro-Oeste e Norte brasileiro ao longo desta semana. Conforme divulgado, a previsão indica que os volumes poderão ultrapassar os 60 milímetros entre os dias 29 de janeiro e 5 de fevereiro.

Veja também: Ventilador e ar-condicionado juntos gastam menos energia? Segredo que ninguém fala

No entanto, mesmo com os precipitados, as temperaturas irão subir nesta troca de mês. Segundo o Inmet, os termômetros poderão marcar acima dos 39ºC em alguns municípios de todo o país, com exceção apenas da região Sudeste. Assim, o calor intenso será registrado principalmente no dia 2 de fevereiro no Piauí, Rio Grande do Norte, Ceará, Roraima, Pernambuco, Mato Grosso do Sul, zona sul de Mato Grosso, e na zona oeste do Rio Grande do Sul.

Em contrapartida, as temperaturas mínimas em partes do centro-sul brasileiro poderão ser inferiores aos 24ºC. Na região serrana do Rio Grande do Sul, o frio marcará presença, com temperaturas abaixo de 15ºC. Em partes do Centro-Oeste e do Norte, as mínimas serão maiores do que 26ºC, marcando o início do mês de um mês de fevereiro com muito calor.

Chuvas intensas no Norte e Nordeste

As pancadas de chuva terão acumulados maiores do que 50 mm em toda a região norte nesta semana, principalmente no Pará, Amazonas, Rondônia, Amapá, Acre, Tocantins e no sul de Roraima. No Nordeste, os precipitados devem atingir áreas do Maranhão e o oeste do Piauí, também com acumulados acima dos 50 milímetros.

Em áreas do centro-sul do Piauí, oeste e sul da Bahia, as chuvas serão mais fracas, com a média de 20 mm. Vale alertar que as chuvas podem vir acompanhadas de rajadas de vento, trovoadas e raios. Nas demais áreas da região, os acumulados deverão ser menores, de forma passageira e de baixa intensidade.

Pancadas isoladas no Centro-Oeste, Sul e Sudeste

A chuva no Centro-Oeste e no Sudeste será mais intensa, com volumes maiores que 60 mm, acompanhados de trovoadas e rajadas de vento. As áreas mais atingidas serão o leste de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal. O leste de São Paulo também registrará pancadas ao longo da semana, porém com volumes menores, assim como no Mato Grosso do Sul.

Por fim, a região Sul terá pancadas isoladas no leste do Paraná e em Santa Catarina, podendo ultrapassar os 20 milímetros. Os volumes serão ainda menores no interior da região. Em contrapartida, o sudoeste do Rio Grande do Sul manterá o tempo firme nos últimos dias de janeiro, sem previsão de chuvas.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário