Por quanto tempo o ventilador pode ficar ligado? É menos do que você imagina

Devido ao calor, muitas pessoas podem acabar perdendo o controle do uso do ventilador, podendo causar danos e prejuízos.



Com a chegada do verão e o aumento nas temperaturas, o uso do ventilador se torna mais comum pelos brasileiros que queiram se refrescar sem gastar tanta energia com o ar condicionado. Em algumas casas, o aparelho pode ficar ligado durante todo o dia, seja para refrescar o ambiente ou até mesmo pelo barulho poder ajudar a dormir.

Veja também: Ar-condicionado caseiro: como fazer o ventilador soprar frio em 2 minutos

No entanto, muitas pessoas se questionam sobre quanto tempo o ventilador pode ficar ligado sem que haja maiores prejuízos. Seja pela conta de energia ou pela durabilidade do aparelho, é preciso saber que há um tempo em que o aparelho pode ficar ligado. Assim, ao desligar o ventilador e deixar o aparelho descansar por um período, é possível evitar danos no mesmo e aumentos consideráveis na conta de luz.

Por quanto tempo o ventilador pode ficar ligado?

Pensando por um ponto de vista econômico, um ventilador gasta, em média, 30W na velocidade mais fraca. Ao considerar que o aparelho fique ligado diariamente durante 8 horas, o gasto mensal do aparelho será em torno de 10 reais, dependendo do estado. Com isso, é possível analisar que haverá um aumento na conta de energia. Caso o aparelho fique ainda mais tempo ligado, o gasto será maior.

No quesito segurança, os especialistas afirmam que qualquer eletrodoméstico pode sobrecarregar a rede elétrica após 3 horas seguidas ligados na tomada. Ou seja, o ventilador, televisão, ar-condicionado, entre outros aparelhos que permanecem ligados por muito tempo, podem sobrecarregar a rede elétrica.

Dessa forma, os eletrodomésticos atuais contam com maior tecnologia para que os acidentes não aconteçam. Isso porque eles permanecem ligados por períodos maiores do que 3 horas. No entanto, não é recomendado manter aparelhos sempre ligados, exceto no caso daqueles que foram desenvolvidos para isso, como geladeiras e freezer.

Por fim, a recomendação é de desligar o ventilador sempre que ninguém estiver utilizando, evitando uma possível queima do produto e um aumento na conta de energia.




Voltar ao topo

Deixe um comentário