Por que milhares de músicas famosas devem sair do TikTok?

Com a nova medida, o TikTok poderá ter sua popularidade afetada. Entenda o motivo e saiba como isso irá atrapalhar a produção de conteúdo.



O TikTok se tornou um dos aplicativos mais populares da atualidade, seja pelo formato de seus vídeos ou pelos conteúdos disponibilizados na plataforma. Com isso, diversas músicas acabaram se tornando um verdadeiro sucesso. Contudo, a rede social, que utiliza muito as músicas para a criação das “trends”, está prestes a perder um de seus parceiros mais importantes: a Universal Music Group (UMG).

Veja também: Você toma banho de frente ou de costas para o chuveiro? Polêmica bomba no TikTok

A companhia global de música anunciou que não conseguiu chegar a um acordo com a empresa chinesa. Como consequência, milhares de músicas poderão sair da plataforma. Caso nenhum acordo seja firmado, isso irá afetar o aplicativo de forma drástica, já que a combinação entre os vídeos e as músicas são a razão do sucesso do app.

Dentre os artistas que deixarão a plataforma, estão Taylor Swift, Ariana Grande, Coldplay, Bad Bunny e Adele. A retirada das músicas desses artistas serão retirados devido ao direito autoral e de publicação serem da Universal Music Group. Além deles, Kendrick Lamar, Anitta e Drake também estão inseridos na lista de artistas que terão suas músicas retiradas do TikTok.

UMG divulga motivos para encerramento de contrato

Em uma carta aberta divulgada nesta terça-feira (30), a UMG apontou os três motivos para a não renovação do contrato: proteção de artistas humanos dos efeitos nocivos da Inteligência Artificial (IA), segurança online para os usuários do TikTok e compensação adequada para os artistas e compositores.

“As empresas não concordaram com os termos de um novo acordo e após a expiração do acordo atual, o Universal Music Group, incluindo o Universal Music Publishing Group, deixará de licenciar conteúdo para os serviços TikTok e TikTok Music”, anunciou a gravadora. Em resposta, o TikTok afirmou que a decisão da UGM é “triste e decepcionante”.

“É triste e decepcionante que o Universal Music Group tenha colocado a sua própria ganância acima dos interesses dos seus artistas e compositores”, afirmou o TikTok em nota. Com o encerramento do contrato, a popularidade do TikTok poderá cair consideravelmente. Vale ressaltar que o app foi um dos mais instalados em dezembro de 2023, juntamente ao Instagram.




Voltar ao topo

Deixe um comentário