Quando será o próximo eclipse? Confira o calendário astronômico 2024

Saiba onde os fenômenos serão visíveis pelo Brasil e como se preparar para não perder nenhum deles.



Para quem é apaixonado por astronomia, o ano de 2024 está recheado de fenômenos astronômicos. Dentre os mais aguardados estão os eclipses, que podem ser vistos em todo o país ou parcialmente.

Leia mais: Inmet ALERTA! Semana começa com chuvas intensas em todo o Brasil; veja previsão do seu estado

Ao todo, em 2024, teremos 2 eclipses solares, sendo um total, quando a Lua bloqueia a luz do Sol, e outro anular, quando o Sol cria um anel ao redor da sombra da Lua. Também haverá 2 eclipses lunares, porém a cobertura da Lua será apenas de 0.08%.

Calendário dos eclipses em 2024

Confira a seguir a lista dos eclipses para 2024 e se programe para os fenômenos:

  • 24-25 de março – Eclipse penumbral da Lua (vista em todo o país)
  • 8 de abril – Eclipse solar total (não poderá ser vista no Brasil)
  • 17-18 de setembro – Eclipse lunar parcial (poderá ser vista no Brasil, mas de forma tênue)
  • 2 de outubro – Eclipse solar anular (poderá ser vista em boa parte do país, mas de forma tênue).

Todos os eclipses poderão ser vistos no Brasil?

Em relação ao eclipse total, ele será visível em certos países da América do Norte, região equatorial do Oceano Pacífico e Atlântico Norte. Já no Brasil, ele não será visível.

O eclipse anular passará pelo país, porém de forma parcial. Isso significa que quem olhar para o céu verá o Sol pela metade, como se ele tivesse sido “mordido” pela Lua.

Este fenômeno será favorecido aos moradores de estados da Região Sudeste – com exceção da porção norte de Minas Gerais – Mato Grosso do Sul e estados da Região Sul. Moradores de parte de Goiás, Mato Grosso e Bahia também poderão flagrar o eclipse solar anular.

No caso do eclipse penumbral da Lua, previsto para março, todos os estados do país poderão presenciá-lo. No entanto, eclipses deste tipo são menos impactantes que um eclipse solar, já que a Lua fica levemente escurecida.

Recomendação: a observação a um eclipse solar só deve ser feita com um filtro especial ou via reflexo para o Sol. Tudo para não causar danos à visão.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário