O filtro de barro tem uma história de muita tradição no Brasil. No passado, ele era bastante comum nas casas das famílias, mas foi perdendo espaço com a popularização dos purificadores. Apesar disso, o filtro de barro brasileiro tem muitos benefícios que podem até te levar a reconsiderar o uso.
Leia mais: Limpeza a seco: como limpar o ventilador com 1 ingrediente e sem usar água
Originado no século XX por influência de imigrantes europeus, o filtro de barro pode ser considerado mais do que um utensílio doméstico por conta de todas as vantagens no uso. Eles são capazes de remover uma enorme variedade de impurezas da água, incluindo cloro, chumbo, mercúrio, pesticidas e bactérias.
Filtro de barro brasileiro
O filtro de barro é fácil de instalar e usar. Basta encher o filtro com água e esperar que ela seja filtrada, sem qualquer segredo. Por muito tempo, essa praticidade também foi um dos motivos que faziam tantos brasileiros terem um desse em casa.
Isso sem contar o funcionamento sem eletricidade. Feito de argila porosa, o filtro de barro não precisa de energia elétrica. Ele tem apenas a vela de cerâmica, que promove uma eficiente troca de calor com o ambiente para manter a água fresca.
São essas velas que garantem a eliminação de impurezas como cloro, pesticidas e metais pesados. A limpeza regular, muitas vezes esquecida, é essencial para manter a eficácia do filtro.
Por isso é tão importante ter atenção especial com a qualidade da água. Ela está diretamente ligada à limpeza do filtro, recomendada a cada 15 dias.
As etapas são simples, com a limpeza interna do filtro, higienização externa e manutenção da vela, sempre evitando o uso de produtos químicos. Basta lavar a vela com água corrente.
Com tantas vantagens, está mais do que provado que o filtro de barro brasileiro é mais do que um simples objeto na cozinha. Ele é acessível, sustentável e um ótimo aliado na purificação da água que você consome.