O planeta Terra possui dois movimentos de rotações: um que ela faz em torno do próprio eixo com duração de 24 horas, chamado de rotação, e um que faz em torno do Sol em cerca de 365 dias, chamado de translação. No entanto, o que muitos não sabem é que existe outra característica em relação à Terra, chamado de periélio.
Veja também: Ano bissexto: por que 2024 tem um dia a mais em fevereiro?
No período do periélio, a Terra se aproxima mais do Sol enquanto dá a volta na estrela mãe. Em contrapartida, existe também o afélio, o momento em que o planeta se encontra mais distante do Sol. Mesmo sendo pouco estudados, esses conceitos astronômicos são comuns, ocorrendo com certa frequência. Contudo, o periélio de 2024 chamou a atenção de estudiosos por um motivo um tanto quanto diferente.
Terra se aproximou do sol em 2024
Segundo informações divulgadas pelo site de observações astronômicas EarthSky, a Terra atingiu o periélio no dia 2 de janeiro de 2024. Os especialistas afirmaram que a órbita da Terra em relação ao Sol não é tão distante quanto a de outros planetas.
Contudo, em eventos como esse, o nosso planeta chega a ficar somente 147 milhões de quilômetros do Sol, considerada uma pequena distância para os astrônomos. Com isso, o Sol parece maior no céu, principalmente no hemisfério Sul.
Além disso, as temperaturas também podem ficar mais altas entre dezembro e março, época mais comum para esse movimento de aproximação. Em contrapartida, mesmo sendo um movimento mais comum no início do ano, o fenômeno pode acontecer em outras datas, dependendo de diversos eventos astronômicos.
Quais os impactos do periélio para os humanos?
Devido à dinâmica orbital previsível, curta e contida da Terra, o afélio e o periélio não geram mudanças significativas para a vida dos seres humanos na Terra. No entanto, essa distância entre o planeta e o Sol pode afetar o calendário das missões espaciais, sendo tripuladas ou não.
Mesmo assim, não há necessidade para os humanos se preocuparem com esses movimentos, visto que os astrônomos seguem monitorando as condições terrestres. Com isso, por mais que possa deixar os dias com temperaturas mais altas, o periélio não gera riscos consideráveis para a vida dos humanos na Terra.