Uma cidade no coração do Brasil tem a maior reserva de cristais de todo o planeta. “Esquecida” no interior de Goiás, ela revela uma riqueza de valor incalculável. Saiba qual é a cidade, onde ela está localizada e o que ela abriga de tão especial.
Leia mais: Esta é a cidade brasileira que ‘nasceu’ de costas para o mar; você já foi?
A cidade brasileira de Cristalina, no estado de Goiás, tem a maior reserva de cristais de pedra do planeta. A reserva está localizada a cerca de 130 km da capital federal, Brasília. Ela é composta por uma área de aproximadamente 200 km² e abriga uma variedade de cristais, incluindo quartzo, ametista, citrino, e topázio.
Valor incalculável!
Por abrigar a maior reserva de cristais do mundo, a cidade de Cristalina é um importante centro de mineração de cristais e é conhecida como a “Capital dos Cristais”. Alguns cristais de quartzo podem chegar a até 10 metros de comprimento.
Os cristais da cidade do interior de Goiás são exportados para todo o mundo e usados em joias, artigos decorativos e outras aplicações. Todo esse potencial faz com que a cidade seja vista como uma atração turística da região, recebendo pessoas de todo o mundo.
Para tornar Cristalina ainda mais especial, os visitantes podem aproveitar os passeios e atividades relacionados aos cristais. Por exemplo, as visitas a minas de cristais, lojas de joias e museus.
A região começou a ser explorada por bandeirantes no século 18, mas apenas décadas depois, devido à descoberta do valor dos cristais, a cidade foi emancipada e rebatizada como Cristalina.
Hoje, toda essa riqueza local é de valor incalculável. A cidade goiana tem pouco mais de 50 mil habitantes, sendo que por lá é mantida a extração e comercialização de cristais como principal atividade, impulsionada pelo turismo.
A prefeitura da cidade busca formas de aproveitar todo essa potência e promover o turismo local, criando novas fontes para movimentar a economia de Cristalina e atrair sempre mais visitantes.