O emoji é um símbolo gráfico que representa emoções, objetos, ideias e muito mais. Nesse caso, eles foram criados no Japão em 1999 por Shigetaka Kurita, um designer que trabalhava para uma empresa de telefonia celular.
Veja também: Quer se livrar de gente chata no WhatsApp? 6 passos que todos deveriam saber
Sendo assim, o desenhista se inspirou nos mangás, nas placas de sinalização e na cultura japonesa e desenvolveu 176 emojis originais. Atualmente, o grupo Meta é responsável pelas criações e atribui a cada uma delas, um significado.
Acredite! Nem todos os emojis são óbvios
A princípio, alguns emojis têm significados diferentes dependendo do contexto, da cultura ou da plataforma. Por exemplo, o emoji do rosto e uma mão apontando o queixo, pode significar dúvida ou indignação, conforme as mensagens.
Por isso, é bom ter cuidado ao usar certas imagens e verificar se a pessoa que vai recebê-los entende o mesmo que você. Logo, o coração que imita um ponto de exclamação também resulta em diversas leituras, diante das possibilidades.
O significado do emoji de coração com ponto
Antes de tudo, vale ressaltar que o emoji de coração com ponto ❣ ️ é formado por um coração vermelho com um pequeno círculo embaixo. Segundo a plataforma ‘’Emojipedia’’, há uma série de significados, que devem ser mencionados:
- A sensação de perda ou tristeza, mostrando que o coração sangra e libera uma gota de sangue, aumentando o aspecto dramático da conversa.
- Em segundo lugar, é vinculado ao sagrado coração de Jesus, no sentido religioso, que exalta a fé católica.
- Por fim, enfatizar uma declaração, seja positiva ou negativa, substituindo a pontuação tradicional por uma ilustração lúdica.
A emojipedia reúne diversos elementos
Visto que o número de emojis não para de crescer e o coração gotejando surgiu em 2015, é válido consultar um ‘’dicionário virtual’’. Portanto, a emojipedia é uma página na internet que reúne informações sobre a origem e as aplicações do emoji.
Desse modo, um grupo atualiza constantemente o site, buscando esclarecer as representações dos ícones. Por esse motivo, trata-se de um bom repertório que auxilia na interação das redes sociais, incluindo WhatsApp, Instagram e TikTok.