Os palíndromos são aquelas palavras ou frases que permanece igual mesmo se forem lidas de trás para frente. Ou seja, um dos exemplos mais populares é a frase “Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”. Logo, mesmo se ela for lida de trás para frente, o seu sentido original é mantido.
Veja também: Assim como ‘saudade’ no Brasil, estas 12 palavras são únicas no mundo
Repare que no exemplo acima há acentuação. Contudo, os acentos não são considerados. Desse modo, em frases, a pontuação e o espaçamento entre as palavras também não são levados em conta.
Incrível, não é? Então, supondo que você tenha ficado curioso, é do seu interesse conhecer mais palavras e nomes que seguem o mesmo estilo.
Palíndromos em nomes
Além disso, o fenômeno também acontece com alguns nomes. Dessa maneira, três deles são comuns em território nacional. Será o seu?
- Ada;
- Ana;
- Hanah;
- Natan;
- Oto;
- Renner;
- Bob;
- Eve;
- Efe;
- Maram;
- Reinier;
Se você se chama Ana, Reinier ou Natan, saiba que o seu nome é especial!
Palavras que podem ser lidas de trás para frente e continuam iguais
Com maior destaque, são 23 palavras na lista.
- Aibofobia;
- Anã;
- Arara
- Ele
- Asa
- Metem
- Reter
- Reviver
- Rir
- Socos
- Reler
- Rapar
- Ovo
- Oco
- Mirim
- Mamam
- Ata
- Arara
- Osso
- Sacas
- Sós
- Radar
- Omissíssimo
Vale dizer que o maior políndromo do português é Omissísimo. Em outras palavras, sua estrutura consiste em 11 letras que querem dizer que alguém é “omisso ao extremo” ou “muito negligente”.
Aifofobia, por sua vez, é o medo irracional de palíndromos. Ou seja, é bem provável que seja uma das fobias mais curiosas do mundo.
Ademais, ainda no campo das curiosidades, há também números palíndromos. Um exemplo é a data 20/02/2002. Logo, lembre-se que não são considerados acentos, pontuação e o espaço entre as palavras.
Origem do termo palíndromo
Palíndromo é um termo originado do grego. Em especial, combina ‘palin’ (novo) e ‘dromo’ (percurso). Ou seja, não importa o percurso optado pelo leitor, o sentido original da palavra será guardado na forma habitual ou de trás para frente.