23 palavras que não mudam mesmo se você escrevê-las de trás para frente

Conheça palavras que podem ser lidas de trás para frente mantendo o seu sentido original. Veja uma lista cheia de palíndromos.



Os palíndromos são aquelas palavras ou frases que permanece igual mesmo se forem lidas de trás para frente. Ou seja, um dos exemplos mais populares é a frase “Socorram-me, subi no ônibus em Marrocos”. Logo, mesmo se ela for lida de trás para frente, o seu sentido original é mantido.

Veja também: Assim como ‘saudade’ no Brasil, estas 12 palavras são únicas no mundo

Repare que no exemplo acima há acentuação. Contudo, os acentos não são considerados. Desse modo, em frases, a pontuação e o espaçamento entre as palavras também não são levados em conta.

Incrível, não é? Então, supondo que você tenha ficado curioso, é do seu interesse conhecer mais palavras e nomes que seguem o mesmo estilo.

Palíndromos em nomes

Além disso, o fenômeno também acontece com alguns nomes. Dessa maneira, três deles são comuns em território nacional. Será o seu?

  1. Ada;
  2. Ana;
  3. Hanah;
  4. Natan;
  5. Oto;
  6. Renner;
  7. Bob;
  8. Eve;
  9. Efe;
  10. Maram;
  11. Reinier;

Se você se chama Ana, Reinier ou Natan, saiba que o seu nome é especial!

Palavras que podem ser lidas de trás para frente e continuam iguais

Com maior destaque, são 23 palavras na lista.

  1. Aibofobia;
  2. Anã;
  3. Arara
  4. Ele
  5. Asa
  6. Metem
  7. Reter
  8. Reviver
  9. Rir
  10. Socos
  11. Reler
  12. Rapar
  13. Ovo
  14. Oco
  15. Mirim
  16. Mamam
  17. Ata
  18. Arara
  19. Osso
  20. Sacas
  21. Sós
  22. Radar
  23. Omissíssimo

Vale dizer que o maior políndromo do português é Omissísimo. Em outras palavras, sua estrutura consiste em 11 letras que querem dizer que alguém é “omisso ao extremo” ou “muito negligente”.

Aifofobia, por sua vez, é o medo irracional de palíndromos. Ou seja, é bem provável que seja uma das fobias mais curiosas do mundo.

Ademais, ainda no campo das curiosidades, há também números palíndromos. Um exemplo é a data 20/02/2002. Logo, lembre-se que não são considerados acentos, pontuação e o espaço entre as palavras.

Origem do termo palíndromo

Palíndromo é um termo originado do grego. Em especial, combina ‘palin’ (novo) e ‘dromo’ (percurso). Ou seja, não importa o percurso optado pelo leitor, o sentido original da palavra será guardado na forma habitual ou de trás para frente.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário