Você já se sentiu sufocado pela quantidade de coisas que tem em casa e que não usa mais? Você sabia que alguns objetos podem estar atrapalhando a harmonia do seu lar e até mesmo a sua saúde? Isso porque, muitas vezes, guardamos objetos por apego, nostalgia ou simplesmente por esquecimento.
Veja também: Pessoas que limpam ESTA parte da geladeira não sabem o que é conta de luz alta
No entanto, esses itens podem se tornar fontes de desordem, sujeira e estresse. Além disso, alguns deles podem ser prejudiciais para o meio ambiente ou para a nossa saúde se não forem descartados corretamente. Diante disso, confira a seguir os cinco objetos que você deve se livrar quanto antes para ter uma casa mais organizada e feliz.
1. Objetos para se livrar: utensílios de cozinha quebrados
Se você tem pratos, panelas, talheres ou copos que estão rachados, amassados, quebrados ou enferrujados, é hora de se desfazer deles. Esses utensílios podem acumular bactérias, fungos e sujeira, além de oferecerem riscos de cortes ou queimaduras. Então, substitua-os por novos ou doe-os para quem possa consertá-los.
2. Tampas de plástico soltas
Sabe aquelas tampas de potes de plástico que ficam perdidas na gaveta ou no armário, sem os respectivos recipientes? Elas não servem para nada e só ocupam espaço. Além disso, elas podem ser fontes de poluição plástica, que afeta a vida marinha e a nossa saúde. Por isso, jogue-as fora ou recicle-as.
3. Outros objetos para se livrar: acessórios, roupas, sapatos que não servem
Se você tem no seu guarda-roupa alguns acessórios, peças e calçados que estão apertados, largos, rasgados, manchados ou fora de moda, é hora de se livrar deles.
Sobretudo porque esses objetos, roupas e sapatos podem atrapalhar a circulação de energia no seu quarto e impedir que você renove o seu estilo. Além disso, eles podem ser úteis para outras pessoas que precisam deles. Por isso, doe-os ou venda-os para brechós.
4. Fios e dispositivos eletrônicos antigos
Você ainda guarda aqueles cabos de celular, de computador, de TV ou de outros aparelhos que já não funcionam mais? E aqueles eletrônicos que estão quebrados, obsoletos ou sem uso? Esses objetos podem ser perigosos para o meio ambiente e para a sua saúde, pois contêm metais pesados e substâncias tóxicas.
Além disso, eles podem causar curtos-circuitos ou incêndios se estiverem em mau estado. Por isso, descarte-os em locais apropriados para a reciclagem eletrônica.
5. Remédios e produtos vencidos
Por fim, se você tem o hábito de guardar remédios que já passaram da data de validade ou que não usa mais? Saiba que isso pode ser muito prejudicial para a sua saúde e para a de outras pessoas. Os medicamentos vencidos podem perder a eficácia, causar efeitos colaterais ou interações indesejadas.
Bem como, eles podem contaminar o solo e a água se forem jogados no lixo comum ou na pia. Por isso, descarte-os em farmácias ou postos de saúde que tenham programas de coleta de medicamentos.
Objetos que atrapalham
Existem outros objetos que você deve jogar fora para ter uma casa mais organizada e feliz, conforme o Feng Shui, uma arte milenar chinesa que busca harmonizar os ambientes. São eles: flores secas, objetos quebrados e que não têm mais conserto, temperos velhos, aromatizadores de ambientes antigos, bem como carregadores, eletrônicos e pilhas que não funcionam.
Energias negativas e positivas
Segundo o Feng Shui, esses objetos podem bloquear o fluxo de energia positiva no seu lar e atrair energias negativas, como tristeza, estagnação, doença e pobreza. Portanto, livre-se deles e abra espaço para o novo, para a prosperidade, para a saúde e para a felicidade.