scorecardresearch ghost pixel



5 palavras do português que pessoas inteligentes sabem usar na hora certa

Conheça 5 palavras específicas para enriquecer o seu vocabulário. Veja suas definições e situações de uso.



O uso de palavras específicas é uma estratégia inteligente desde que todos que estão ao seu redor conheçam o significado delas. Em especial, o conhecimento delas pode ser determinante para você conseguir expressar com maior precisão uma ideia ou um contexto.

Veja também: 23 palavras que não mudam mesmo se você escrevê-las de trás para frente

Assim sendo, conheça 5 palavras específicas que poucas pessoas conhecem e que podem ser úteis durante sua vida.

1. Anacrônico

Primeiramente, temos a palavra anacrônico. Conforme o site dicio, algo acrônico é aquilo que não obedece à sucessão normal do tempo. Ou seja, trata-se de algo que está fora do seu tempo apropriado. É geralmente usado para descrever objetos, ideias ou comportamentos que parecem deslocados no tempo.

2. Efêmero é uma das palavras

Efêmero é uma palavra empregada para descrever algo que tem uma existência ou duração muito curta. É um adjetivo usado para descrever algo transitório. Falando de seus usos, pode ser uma opção útil para expressar momentos, emoções ou fenômenos na natureza.

3. Balbúrdia

Uma balbúrdia é uma confusão muito barulhenta. Em alguns casos, esse substantivo pode ser usado para descrever uma situação complicada, de difícil resolução. É sempre bom manter-se longe de balbúrdias.

4. Palavras inteligentes: Lacônico

Sendo o primeiro adjetivo da lista, lacônico caracteriza uma comunicação concisa e direta. Uma pessoa lacônica é aquela que se expressa através de poucas palavras.

Ademais, o termo serve para descrever comunicações que são breves, mas cheias de significados, como um discurso lacônico. Acima de tudo, sugere maior profundidade e reflexão.

5. Serendipidade

Por fim, talvez seja a palavra mais difícil e incomum da lista. Serenidade é um substantivo feminino que diz respeito ao ato ou capacidade de descobrir coisas boas por mero acaso. Em particular, a história da ciência está cheia de descobertas classificadas como serendipismo.

6. Adeque palavras conforme o seu ambiente!

O uso de palavras específicas pode variar conforme o ambiente que você está inserido. Em áreas como o marketing digital, por exemplo, diversos termos são oriundos do inglês. Analogamente, adaptações linguísticas também podem acontecer.

Mesmo assim, a curiosidade é sempre algo a ser apreciado. Sobretudo, aprender palavras incomuns, por mais que não possam ser úteis de imediato, é um ótimo hobby para o nosso cérebro.




Voltar ao topo

Deixe um comentário