A Academia Brasileira de Letras (ABL) oficializou recentemente uma nova palavra na língua portuguesa, refletindo a contínua evolução do idioma. A palavra é comum no cotidiano de muitos brasileiros e, por isso, mereceu essa inclusão. Veja qual é e o que ela significa.
Leia mais: Rumo à fluência: conheça 4 idiomas que são um passeio para brasileiros (e 4 super complicados)
A decisão foi tomada após um estudo que analisou o uso da palavra na língua falada e escrita. O termo “logar” significa “obter acesso a um site, aplicativo, sistema operacional ou rede por meio de processo de identificação eletrônica em geral, digitando o nome de usuário e senha pessoal em campo próprio para isso.
Evolução do idioma
A palavra “logar” é uma adaptação do termo inglês “to log in”, que tem o mesmo significado. Com o avanço da tecnologia, ela se tornou ainda mais presente no dia a dia das pessoas. A evolução do idioma deve acompanhar tais cenários.
Assim, a ABL reconheceu a importância de atualizar o vocabulário para refletir as mudanças sociais e tecnológicas. Essa adaptação espontânea agora recebe reconhecimento oficial, comprovando como a nossa língua é capaz de se atualizar e absorver novos termos.
A oficialização de “logar” pela ABL não apenas enriquece o léxico brasileiro, mas também evidencia a influência da era digital na evolução linguística. O termo é preciso e claro, o que o torna útil para a comunicação e de fácil compreensão. Por isso, mais um fator que justifica a inclusão.
É mais um reflexo da adaptação e mostra toda a vitalidade do idioma, que vive em evolução constante. Assim, segue as dinâmicas da sociedade contemporânea. Com a decisão de inclusão pela ABL, a palavra “logar” ganha o seu reconhecimento e garante que a nossa língua continue moderna, atualizada e em evolução constante.
Aqui estão alguns exemplos de como a palavra “logar” pode ser usada no seu dia a dia:
1. Para acessar o site, é necessário logar-se.
2. Ao logar-se no sistema, você terá acesso a todas as suas informações.
3. O computador não está logado na rede.