O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) manteve o alerta laranja para o Brasil nesta quarta-feira (20) devido ao Ciclone Akará. Segundo a previsão do tempo, os ventos fortes poderão chegar aos 100 quilômetros por hora, com chuvas de até 100 milímetros. A área afetada pelos efeitos do ciclone se inicia no Paraná, passa por todo o Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e chega ao Norte.
Veja também: Se esquecer o guarda-chuva, vai molhar: Inmet faz alerta de chuva NESTES estados
Mesmo com a tempestade tropical perdendo força ao longo desta quarta, a situação de chuvas e ventos permanece nas regiões. Com a perda de força, o fenômeno volta a ser classificado como “depressão tropical”. Conforme divulgado pelo Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de Santa Catarina (Epagri/Ciram), não há previsão de influência do Akará no litoral catarinense.
Além disso, a Marinha do Brasil afirmou que o fenômeno não deverá se aproximar da costa brasileira, mantendo-se apenas em alto mar entre Santa Catarina e o Rio Grande do Sul. Conforme se desloca, o Akará poderá formar ondas de 3 a 4 metros, gerando riscos para as embarcações de pescas e navegações.
Previsão para esta quarta-feira (21)
O tempo firme predomina na região Sul, com a presença de altas temperaturas no meio da tarde em grande parte da região. Em contrapartida, as chuvas continuam presentes no norte do Estado, em áreas próximas à divisa com Santa Catarina. Entre o estado catarinense e o Paraná, as chuvas acontecerão de forma isolada.
No Sudeste, a nebulosidade intensa permanece em toda a região, com chances de chuvas intensas no Espírito Santo e no norte de Minas Gerais. Devido às chuvas dos últimos dias, aumentam os riscos de alagamentos e enchentes, visto o solo já saturado de água. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, os temporais podem acontecer ao longo de todo o dia.
As chuvas serão uma constante no Centro-Oeste nesta quarta-feira. Com exceção do Mato Grosso do Sul, as demais áreas da região irão receber fortes pancadas de chuva ao longo do dia. Em Cuiabá (MT) e em Goiânia (GO), as chuvas acontecerão de forma intensa na parte da tarde.
Por outro lado, o tempo seco e quente predomina a região Norte, principalmente no Pará, Amapá, Roraima e no Amazonas. No Tocantins, Acre e Rondônia, as chuvas continuam. Grandes volumes também na região Nordeste, principalmente entre a Bahia e o Maranhão. Em Alagoas, Sergipe e Pernambuco, as chuvas também serão constantes.