Como estar em 2 continentes ao mesmo tempo? Cidade milenar é a única no mundo

Com cerca de 15 milhões de habitantes em sua região metropolitana, cidade ocupa território europeu e asiático; Entenda.



Istambul é um lugar único. Destino desejado por turista do mundo inteiro, a cidade guarda suas peculiaridades. Para começar, ela transcende as fronteiras geográficas, uma vez que está, ao mesmo tempo, nos continentes europeu e asiático.

Leia mais: Agentes de turismo contam tudo: os 5 erros mais comuns dos viajantes

Na prática, a parte oeste da cidade está na Europa, enquanto a parte leste, na Ásia, fazendo com que ela seja a única cidade no mundo situada também em dois hemisférios. Com história milenar e cultura diversificada, o território também se destaca pelas paisagens deslumbrantes.

A cidade foi primeiramente batizada como Bizâncio e foi testemunha da influência de diversas civilizações ao longo dos séculos. Por ali passaram persas, romanos, otomanos, atenienses. Talvez por isso, a história de Istambul seja marcada por conquistas e transformações. Prova disso é que foi capital do Império Romano do Oriente e do Império Otomano até 1923. Isso deixou um legado cultural e arquitetônico indiscutível.

Istambul 2
Foto: Koray Akar/Shutterstock

Explorando a cidade

Em cada esquina, Istambul revela seus encantos. A Hagia Sophia, por exemplo, abraça tanto o Cristianismo quanto o Islã e é um monumento imperdível. Por ali também está a Basílica de Cisterna, com segredos da era romana, colunas simétricas e as cabeças de Medusa. Já a Mesquita Azul e o Hipódromo de Constantinopla proporcionam um passeio pela cultura islâmica e antigas tradições romanas.

Também não se pode esquecer o Grand Bazaar, primeiro shopping do mundo, e que hoje abriga mais de 4 mil lojas.

Outros pontos turísticos

Em um passeio por Istambul, também não pode ficar de fora o Palácio Topkapi, que foi residência de sultões otomanos, nem o Museu Arqueológico. Lá estão detalhes que revelam a grandiosidade do Império Otomano.
Para quem busca uma visão mais contemporânea da cidade, a Ponte de Gálata e a Galata Tower não podem ficar de fora do tour.

Por fim, o Dolmabahçe Palace, que está às margens de Bósforo e um passeio de barco pelo Estrito de Bósforo fecham a viagem. Isso porque, eles oferecem uma perspectiva única da cidade ao conectar passado e presente.

Gastronomia

Um verdadeiro banquete para os sentidos. É assim a melhor forma de se definir a culinária de Istambul. Não se pode deixar a cidade sem provar o chá turco, o kebab e o simit. No café da manhã, vá de pão, queijo, tomate, pepino, azeitona e ovo. Na hora de provar os doces, opte pelo baklava. Tanto o Grand Bazaar quanto o Mercado de Especiarias, por exemplo, são verdadeiros paraísos de compras que vão desde tapetes a temperos, doces e outras preciosidades.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário