Aposentados, pensionistas e segurados de outros auxílios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começaram a receber os benefícios em todo o país. O calendário referente ao mês de fevereiro começou no último dia 23 e segue até 7 de março para cerca de 39 milhões de pessoas.
Leia mais: Receita abre consulta a lote residual de restituição do Imposto de Renda
Aqueles que ganham um salário mínimo (R$ 1.412) mensal são os primeiros a receber os valores diretamente na conta. Na semana seguinte, é a vez dos beneficiários que ganham acima do piso nacional até o teto previdenciário (R$ 7.786,02).
Quem recebe hoje?
Nesta segunda-feira (26), os pagamentos alcançam os segurados com renda de um salário mínimo que possuem o cartão de benefício com final 2. Para descobrir seu número, basta desconsiderar o dígito (algarismo após o traço). Por exemplo: quem tem numeração 123.456.789-0 recebe na data para final 9.
Veja o calendário completo do INSS referente ao mês de fevereiro:
Para quem recebe um salário mínimo
- Número final 1: 23 de fevereiro;
- Número final 2: 26 de fevereiro;
- Número final 3: 27 de fevereiro;
- Número final 4: 28 de fevereiro;
- Número final 5: 29 de fevereiro;
- Número final 6: 1º de março;
- Número final 7: 4 de março;
- Número final 8: 5 de março;
- Número final 9: 6 de março;
- Número final 0: 7 de março.
Para quem ganha mais que um salário mínimo:
- Número final 1 e 6: 1º de março;
- Número final 2 e 7: 4 de março;
- Número final 3 e 8: 5 de março;
- Número final 4 e 9: 6 de março;
- Número final 5 e 0: 7 de março.
13º salário do INSS
Uma dúvida bastante comum entre os segurados do instituto é sobre o pagamento do 13º salário em 2024. Desde o início da pandemia, o governo federal vem antecipando os repasses da gratificação natalina para o primeiro semestre do ano, já que normalmente ela é liberada em agosto e novembro.
Ainda não há confirmação sobre o possível adiantamento das parcelas, mas a hipótese não foi descartada. Segundo informações do Correio Braziliense, o Ministério da Fazenda deve tomar uma decisão sobre o assunto nos próximos dias.
Em caso de antecipação, os depósitos deverão ocorrer nos meses de maio e junho, repetindo as datas adotadas em 2023.