O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou a previsão do tempo para as próximas duas semanas, destacando a expectativa de chuvas intensas em diversas regiões do Brasil. Segundo o órgão, até o dia 12 de fevereiro, as maiores acumulações de chuva, ultrapassando 60 milímetros (mm), estão previstas nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste.
Leia mais: Chuva de raio e até granizo! Veja onde vai chover com tudo nesta quinta (8)
Na região Norte, espera-se pancadas de chuva, com maiores volumes nos estados do Amazonas, Tocantins, Pará e Amapá, acompanhadas por raios, rajadas de vento e trovoadas. No Nordeste, chuvas intensas devem ocorrer em áreas como Maranhão, Piauí, sul do Ceará, oeste da Bahia, sertão de Pernambuco e Paraíba, enquanto nas demais áreas prevê-se tempo seco, com chuvas isoladas na área litorânea.
Para as regiões Centro-Oeste e Sudeste, o Inmet alerta para pancadas de chuva localmente fortes, com volumes acima de 60 mm em Goiás, Distrito Federal, Mato Grosso, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com possibilidade de raios, rajadas de vento e granizo. No Sul, as chuvas serão isoladas no leste do Paraná e sudeste de Santa Catarina, com acumulados acima de 30 mm, enquanto o interior da região terá pouca chuva.
Mais chuva
Já na semana seguinte, de 13 a 21 de fevereiro, a previsão é de aumento nos volumes de chuva em todo o país, com acumulados acima de 60 mm em grande parte do território nacional. O Inmet detalha as expectativas para cada região, indicando maiores acumulações no oeste do Amazonas, Acre, Rondônia, centro-sul e leste do Pará, Amapá e Tocantins, bem como pancadas de chuva em Maranhão, Piauí, Bahia, Paraíba e sertão de Pernambuco, com acumulados acima de 50 mm.
Nas regiões Centro-Oeste e Sudeste, são esperadas pancadas de chuva em Mato Grosso, Distrito Federal e em todos os estados da Região Sudeste, com acumulados acima de 50 mm, enquanto o Sul terá chuvas localmente fortes em todos os estados, com acumulados acima de 60 mm.
Alerta para Calor Intenso em Diversas Regiões
Além das chuvas intensas, o Inmet emitiu alerta para temperaturas extremas nas próximas semanas, com máximas acima de 33°C em grande parte do país e mínimas abaixo de 24°C em algumas regiões. As regiões Norte, Nordeste e Sul podem registrar temperaturas próximas a 39°C, com áreas específicas, como Roraima, oeste de Santa Catarina e partes centrais e norte do Rio Grande do Sul, em alerta máximo.
O Inmet destaca que áreas serranas da Região Sul podem ter temperaturas abaixo de 15°C, enquanto em áreas de Pernambuco até Santa Catarina, as mínimas podem ficar abaixo de 24°C. É recomendado que a população esteja atenta aos alertas meteorológicos e tome medidas adequadas para enfrentar as condições climáticas adversas.