scorecardresearch ghost pixel



É tipo sanguíneo O? Cuidado, você é o preferido do mosquito da dengue!

Vídeo do Hemocentro de Brasília aponta quais são as preferências do mosquito Aedes aegypti; Entenda.



O Brasil vive um real surto de dengue em todo o país. Por isso, todo cuidado para evitar a proliferação do mosquito Aedes aegypti é essencial para que os casos da doença diminuam. Até lá, é preciso seguir atento e tomar as precauções necessárias, como o uso de repelentes.

Leia mais: Xô, mosquito da dengue! 7 dicas poderosas para proteger sua casa e sua família

Ainda assim, um fato curioso tomou conta das redes sociais do Hemocentro de Brasília. Isso porque, o órgão publicou um vídeo, onde Marcelo Jorge Carneiro, chefe da unidade técnica do Hemocentro de Brasília explica que o mosquito tem suas predileções.

No material, o especialista aponta os fatores que fazem o Aedes aegypti escolher a sua vítima. Dentre os fatores está a tipagem sanguínea. O médio explica que pessoas com sangue do tipo O tem mais probabilidade de serem picadas pelo transmissor da dengue.

Foto: Reprodução

Além disso, outros fatores influenciam como, por exemplo, a temperatura da pele, a presença ou não de suor e até mesmo a ingestão recente de qualquer tipo de bebida alcoólica.

Para assistir ao vídeo, é só clicar aqui.

Distrito Federal

Desde o início do ano, o Distrito Federal já registrou 38 mortes em decorrência da doença. Um boletim médico divulgado na última terça-feira, 20, indica o registro de 81.408 casos prováveis da doença. Desses, 97,8% residem no DF. Os dados são da Secretaria de Saúde do DF.

Igualmente, os casos prováveis em residentes de outras Unidades da Federação, destacam-se Goiás (1.695), Minas Gerais (36), São Paulo (16) e Bahia (10). Igualmente, esse número de casos representa um aumento de 1.351,4% se comparado ao mesmo período do ano passado. Na ocasião, houve o registro de 5.484 casos prováveis da doença no Distrito Federal.

Prevenção

Além de vacinar as faixas etárias para as quais a vacina contra a dengue já está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS), a população pode adotar medidas para evitar a proliferação do mosquito.

Ações simples como, por exemplo, eliminar copos plásticos, tampas de refrigerante ou qualquer item que possa acumular água já ajuda no combate à dengue. Já no caso de piscinas que não estiverem em uso, devem ser cobertas para evitar a proliferação dos mosquitos. Além disso, tampar ralos e verificar os pratos de plantas para evitar o acúmulo de água também são ações bem-vindas para acabar com Aedes aegypti.




Veja mais sobre

Voltar ao topo

Deixe um comentário